sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

ParanoArte te espera na Feira da Lua


A ParanoArte estará com seu stand na Feira da Lua que acontecerá nos próximos dias 1° e 2 de março no Centro Comercial Gilberto Salomão.

Esta é mais uma oportunidade que as organizadoras da Feira da Lua oferecem para a nossa rede solidária de artesanato.

Venham conhecer nossos produtos neste fim-de-semana!
Esperamos você!
Visite o site da Feira da Lua: http://www.luacheiaproducoes.com.br/

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Contagem regressiva para ParkFashion 2008

Dia 10 de março começa a semana de moda realizada pelo ParkShopping, evento que este ano traz como tema as possíveis conexões entre moda e arte. Os preparativos estão a todo vapor Moda e arte Como a moda não vive apenas de releituras, apesar de a carga efetiva das roupas ter seu valor muito respeitado, vale dar uma olhadinha para as novidades deste ano. O ParkFashion já tem data marcada e acontecerá entre os dias 10 e 14 de março. Mas seus preparativos já começaram há bastante tempo, tudo para que a semana seja a mais completa e relevante possível. Este ano, o tema do ParkFashion vai ser Moda e Arte. Fonte: http://www.jornaldacomunidade.com.br/?idpaginas=15&idmaterias=311434

Palestra "A Política para as Mulheres"

A ParanoArte tem o prazer de convidar a comunidade e interessados para assitirem a PALESTRA "A Política para as mulheres", com Bruna Rollemberg, no próximo dia 25 de março de 2008.
HORÁRIO: 14:00 horas
LOCAL: Sede da ParanoArte - Quadra 8 - Conjunto Q - Lote 01 - Sobreloja 01 - Paranoá / DF
Inscrições e Informações: 61 3369-7604

Oficina de Automaquiagem do Senac na sede da Paranoarte

Em continuação à parceira entre o Senac - DF e a ParanoArte, convidamos a comunidade e interessados para participarem da oficina na nossa sede. Oficina de automaquiagem e corte de cabelo (gratuita para a comunidade)
DIA: 14/03/08
HORÁRIO: das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00h
LOCAL: Sede da ParanoArte - Quadra 8 - Conjunto Q - Lote 01 - Sobreloja 01 - Paranoá / DF
Inscrições e Informações: 61 3369-7604 Participem e sejam bem-vindos!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Artesãos lançam nova coleção na 13ª Paralela Gift em São Paulo

Ao comemorar dez anos, o projeto de Empreendedorismo Social do Sebrae no DF leva a São Paulo o trabalho de 23 novos grupos de artesãos, participantes da 13ª Paralela Gift, mega-evento de design que será realizado de 29 de fevereiro a 4 de março, no Complexo Tomie Ohtake. Com criatividade, o tema "Na linha dos Chefs de Cozinha" trouxe para o projeto a participação de importantes chefs, que elaboraram um prato especial, para inspirar a coleção desenvolvida pelos artesãos. Este ano, 300 artesãos participam dos 23 novos grupos, que apesar da maioria feminina, já atraem a participação dos homens. A coleção "Na linha dos Chefs de Cozinha" transforma o talento do artesanato do DF, em produtos a serem comercializados na nova edição da Paralela Gift. São toalhas de mesa, guardanapos, tapetes, jogos americanos, panos de pratos, porta talheres, entre outros. "Tudo elaborado com muita técnica e com a inserção de design e coordenação de estilo para dar unidade à nova coleção. Este ano todos os grupos que participam da Paralela Gift são novos no projeto de Empreendedorismo do Sebrae no DF, começaram a trabalhar em outubro e novembro passado e, em pouco tempo, com a consultoria de uma equipe especializada, conseguiram desenvolver produtos diferenciados para compor a coleção", explicou Antonieta Contini, gerente da unidade de Empreendedorismo. Nesses dez anos, o projeto Empreendedorismo Social priorizou a valorização do trabalho das artesãs e deu a oportunidade para que os vários grupos ganhassem o mercado. Hoje, bem sucedidos grupos como a Flor do Cerrado, Associação das Artesãs de Santa Maria, Arte do Crochê, Ser Brasileiro, Bordadeiras de Taguatinga, entre outros, aprimoraram seus produtos, aprenderam a negociar, entendem do mercado e conquistaram seu próprio espaço. Alguns desses grupos participam da Paralela Gift de forma independente, alugando seus estandes com recursos próprios e realizando vendas diretas. O projeto de Empreendedorismo Social do Sebrae no DF foi impulsionado pela parceria da Secretaria de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, que destinou recursos que possibilitaram ampliar o atendimento, agregar o design e técnicas especiais aos produtos e proporcionar consultoria para a comercialização dos produtos, gerando renda para as comunidades de baixa renda e estimulando a melhoria da qualidade de vida de muitas famílias. A expectativa das artesãs é grande e quatro delas estarão em São Paulo integrando a equipe do estande do Sebrae no DF. Serviço: Paralela Gift Unidade de Empreendedorismo Social Data: de 29 de fevereiro a 4 de março de 2008 Local: Instituto Tomie Ohtake Av. Brigadeiro Faria Lima, 628,conjunto 71 - Pinheiros (São Paulo) Call Center Sebrae no DF: 61-3362 1700 Fonte: www.df.sebrae.com.br

"Amarradinho em Você" na Paralela Gift

Uma das áreas mais festivas da Paralela Gift, que começa no dia 29, é reservada aos estandes do Sebrae. Artesanato do bom, sem recorrências a lugares-comuns. Tudo sempre muito caprichado e com o toque que só peças feitas à mão, uma por uma, têm. E para antecipar o que vem por aí, algumas imagens das peças criadas pelo Sebrae do Distrito Federal. A aposta em peças multicoloridas, pelo jeito, já começou.

Fonte: http://casadachris.uol.com.br/blog/?id=362

Feira da Lua no Pier 21

Mais uma participação da ParanoArte na Feira da Lua!




Fonte: http://www.luacheiaproducoes.com.br/

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mulher Brasil 2008


O Projeto Mulher Brasil é resultado de mais de quatro anos de pesquisa, estudo e planejamento.
Quando suas idealizadoras começaram a delinear o evento, já haviam identificado a necessidade de criar um espaço para celebrar a mulher. Porém, por serem profissionais de formação em Comunicação, sabiam que não queriam uma Feira de caráter puramente comercial, como muitas que são realizadas em todo o país.
Tratava-se da Capital do Brasil!!
Aqui, mulheres de todos os cantos do Brasil e do mundo (mais de 70 países estão aqui representados, através de suas Embaixadas), encontram e conquistam seus espaços.
Mulheres executivas, profissionais liberias, empreendedoras, cientistas, artistas, funcionárias públicas, juristas, políticas, mães, irmas, esposas e filhas. Daqui, do centro do país, detentoras da maior renda per capita do Brasil, donas de salários superiores aos dos homens (matéria de muitos editoriais), elas são notícia, são referência, modelo e inspiração.
Precisávamos CELEBRAR esta Mulher.
Mas como chegaram até aqui, ou melhor, como chegamos até aqui?
A partir deste questionamento, o Projeto Mulher Brasil, começou a ser delineado e escrito.
Um ano de pesquisa.
E a história das pioneiras brasileiras, começou a fazer parte do nosso dia-a-dia.
"Submissa e completamente a mercê dos pais e maridos, a grande maioria das mulheres vivia trancafiada em casa, sem nenhum direito. Por não ser considerada cidadã, negavam-lhe o estudo, a prática de esportes, trabalho, voto e até a escolha do próprio marido."
Hoje, usufruimos das conquistas daquelas Pioneiras que tiveram a coragem de, apesar de todas as limitações intelectuais e sociais da época, começar a refletir seus anseios sobre a questão dos seus direitos, insurgindo-se contra os padrões impostos para o comportamento feminino.
Assim o Projeto Mulher Brasil foi se desenvolvendo. Girando em torno das CONQUISTAS DA MULHER BRASILEIRA.
E a Exposição Memorial à Mulher Brasileira - Flores de Março, estará mostrando parte dessa história.
A partir daí, fomos desenvolvendo todo o evento.
O Fórum Social da Mulher, espaço para discussões sobre as Políticas Públicas para a Mulher, sua saúde, sexualidade, família, finanças, sonhos e CONQUISTAS!
O 25º Fórum Nacional de Cidadania Empresarial, que vem apresentar cases de empresas brasileiras que incluem em suas rotinas a prática da RESPONSABILIDADE SOCIAL.
O Espaço Cultural, onde artistas brasilienses são convidadas a celebrar a arte de ser feliz.
A Corrida Mulher Brasil, onde os homens são convidados a acompanhar suas companheiras, celebrando junto a àquelas que caminham e muitas vezes, correm a seu lado, buscando também CONQUISTAR junto.
E a FENAM - Feira Nacional de Produtos e Serviços para a Mulher, espaço que vai marcar o calendário de Brasília como um ponto de encontro anual da mulher brasileira.
E assim, vimos estruturado um sonho de Projeto que hoje CELEBRAMOS como o resultado de muito estudo, inspiração, trabalho, lutas e CONQUISTAS!
Afinal, nós somos MULHERES BRASILEIRAS!!
E agora podemos finalmente convidar você, mulher brasileira: Venham CELEBRAR conosco no Mulher Brasil !

Fonte: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social, Cidadania e Educação - Mulher Brasil 2008

Acesse o site para obter todas as informações. http://www.mulherbrasil.com.br/

A convite da organização do evento, a ParanoArte participará da Feira e de Oficinas de Artesanato.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Paralela Gift - Feira de Produtos Contemporâneos Acontece em Fevereiro

Paralela Gift traz novidades em design, incentiva novos talentos e promove diversas atrações para os visitantes do evento. Idealizada em 2001 pela curadora de eventos e exposições de design, Marisa Ota, a Paralela Gift é uma feira semestral consolidada no calendário de eventos de São Paulo. A próxima edição da feira, que acontece de 29 de fevereiro a 04 de março, irá trazer diversos expositores nos segmentos de design, produtos contemporâneos, objetos de decoração, acessórios para o corpo, ambiente e bem estar. Para manter o alto padrão, os organizadores selecionam seus expositores baseados em rígidos critérios de qualidade, expressão, funcionalidade, responsabilidade ambiental e contribuição social. A feira atrai 5000 visitantes de 11 estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Pernambuco – interessados na maioria por objetos, acessórios, mobiliário e papelaria. Mais da metade do público, 54%, são lojistas e 42% são profissionais da área, mostrando, assim, a importância do evento no setor de vendas e difusão de informações. A cada edição o evento realiza o projeto “Olhar Paralelo” para lembrar a importância do design como fonte de produtos personalizados e inovadores e também o programa “Portfólio Design”, que constitui um ciclo de palestras que divulga o trabalho de designers brasileiros e estrangeiros. Entre os palestrantes, já estão confirmados nomes como Helena Montaranini, que irá falar sobre origamis e Clarisse Borian,da Brasu, que irá apresentar sua trajetória no mundo do design com um interessante trabalho que resgata memórias para contar histórias através dos bordados. Comida, diversão e arte Além dos produtos em exposição, esta edição do evento terá novidades na sua programação. Uma delas é uma homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Aproveitando a comemoração da data, alguns designers irão apresentar peças que desenvolveram sobre o tema. Outro destaque será a inclusão de um toque de gastronomia no evento. O designer carioca Renato Imbroisi, em parceria com o Sebrae, convidou o chef italiano Salvatore Loi, do badalado restaurante Fasano para criar um prato cuja imagem serviu de tema para as bordadeiras de uma comunidade no Distrito Federal. Elas criaram a coleção ‘Festa Básica’, composta por 80 peças feitas à mão para copa, cozinha, cama e mesa com técnicas de crochê, bordado, fuxico, patchwork e amarradinho, entre outras. Esses trabalhos foram produzidos por cerca de 400 artesãs das cidades que ficam no entorno de Brasília e poderão ser conferidos de perto durante o evento. A CASA museu do objeto brasileiro, em comemoração ao seu 10º aniversário, lança o Prêmio Objeto Brasileiro durante a Paralela Gift. O projeto vai destacar e premiar os melhores produtos oriundos da união entre produção artesanal e design contemporâneo nas seguintes categorias: Objeto de Produção Autoral, Objeto de Produção Coletiva, Ação Sócio-Ambiental e Novos Projetos - Estudantes e Jovens Profissionais. A curadora Adélia Borges preparou também uma exposição retrospectiva de objetos emblemáticos da produção artesanal brasileira contemporânea, com cerca de 20 objetos e projetos relevantes desenvolvidos no Brasil nas duas últimas décadas. O objetivo principal do prêmio é promover a sustentabilidade do fazer artesanal contemporâneo no Brasil, que está fundamentada no tripé econômico, ambiental e social através do estímulo à pesquisa e à inovação. 13° Paralela Gift Feira de Produtos Contemporâneos - Design. Ambientes. Criadores Local: Complexo Ohtake - Av. Brigadeiro de Faria Lima, 201 Data: 29 de fevereiro a 04 de março de 2008 Realização: Ota Design Organização: Sator Eventos Fonte: http://www.namidiacom.com.br/clientes_news.php?id=86

domingo, 17 de fevereiro de 2008

ParanoArte trabalha inclusão social e auto-estima

Há quatro anos, um grupo de mulheres de baixa renda reuniu-se e montou a Paranoarte. O grupo se conheceu durante os encontros de terapia comunitária que realizavam no Paranoá, no Distrito Federal.

Com o apoio de Aida Souza, hoje coordenadora geral da ONG, o grupo pôde muito mais que apenas expressar suas dificuldades e trocar experiência de vida. Com a rede solidária, criam, costuram e tecem roupas e artigod decorativos possibilitando a geração de renda e a melhoria da auto-estima.

Helenice Bastos, gerente de projetos da Paranoarte, recebeu o Finíssimo na última semana. Ela explica que a idéia surgiu em um encontro terapêutico “Começamos a perceber que os problemas dessas mulheres eram sempre os mesmos. Era o gás que não tinham para cozinhar, roupas para as crianças que não conseguiam comprar. Então tivemos a idéia de promover algo com que elas pudessem gerar renda. As mulheres votaram e escolherem a técnica do amarradinho para produzir. Elas se uniram e começaram a vender os tapetes em feiras.”

“Trabalhar na Paranoarte mudou muito a vida da gente. Hoje somos professoras. Só de saber que isso foi começado por mim já é maravilhoso”, conta Valdemira Maria de Jesus a artesã que ensinou a técnica do amarradinho para as colegas.

Após dois anos de atuação, por meio de um convênio com o Sebrae, as artesãs passaram a aplicar a técnica em outros produtos, como em bolsas. Em 2006, a cooperativa foi convidadas a integrar o Brasília Fashion Festival. “Na época já tínhamos alguns núcleos trabalhando com o crochê. Chamamos a Sidma Kurtz para desenhar a coleção e nossas artesãs executaram. Hoje as roupas da Paranoarte são vendidas em quatro pontos de venda em Brasília, Belo Horizonte e Bahia.”, conta Helenice.

A Paranoarte trabalha com três conceitos de reaproveitamento. As malhas usadas nos tapetes são de resíduos têxteis da confecção da marca brasiliense de moda fitness No Limits, que são doadas pelo proprietário Luiz Cláudio à cooperativa. O segundo trabalho é o reaproveitamento de banners do shopping Pátio Brasil, que viram bolsas e carteiras. Há também o reaproveitamento de jornal utilizado em objetos de decoração.

Mesmo com a produção e segmentação do trabalho, a maior preocupação da Paranoarte ainda é com a saúde mental das mulheres que fazem parte da comunidade. “Participar da terapia ajuda muito. Às vezes estou em casa com muitos problemas e não quero contar para ninguém. Chego aqui, desabafo e já alivia bastante. Ouço outras pessoas, canto, danço, me divirto mesmo.”, conta Corina de Souza, uma das artesãs.

Gabriela Rocha - Repórter e fotógrafa

Fonte: http://www.finissimo.com.br/vitrine/2007-11-22/

Sábado Mulher alia arte, cultura e direitos da mulher.

Um projeto voltado para as mulheres do Distrito Federal levou hoje (16) eventos culturais e palestras para o Paranoá – uma das cidades com os índices mais elevados de violência da região. O Sábado Mulher é promovido pelo Instituto de Arte e Desenvolvimento Humano (Arcana) em parceria com entidades privadas e da sociedade civil, além do Ministério da Cultura.

O projeto já passou por outras cinco cidades. Na tenda, montada na praça central do Paranoá, as mulheres puderam assistir palestras, por exemplo, sobre a lei Maria da Penha, que tornou mais rígidas as penas para quem comete violência doméstica.

“Na verdade o que a gente quis trazer foi a discussão. Por isso trouxemos, a juíza aqui do fórum para discutir a Lei Maria da Penha. Porque é uma lei nova que as pessoas, homens e mulheres, não entendem direito, não sabem o que fazer com ela”, explica Amara Hurtado, coordenadora do projeto.

Além das palestras, as mulheres também contaram com cortes de cabelo, brinquedoteca para as crianças, oficinais de artesanato, teatro, música e exibição de filmes. A parte cultural foi o que atraiu o casal Elianil de Sousa Costa Júnior e Dalila da Conceição. “Eu vim assistir aos filmes, aos show, mas também quero assistir as palestras”, contou Dalila. “A palestra de saúde é importante para a gente aprender”, completou Elianil.

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Fotos: Roosewelt Pinheiro/ABr. Paranoá (Distrito Federal)
1. Dalila da Conceição, moradora de São Sebastião foi acompanhar o sábado mulher - projeto voltado para a saúde, direitos e cultura.
2. Projeto Sábado Mulher mobiliza moradoras de uma das regiões mais violentas e pobres do DF a denunciar abusos e agressões. Palestras e apresentações culturais sensibilizam e encorajam mulheres.
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/02/16/materia.2008-02-16.3429403319/view

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Paranoarte selecionada na 1ª etapa do Prêmio ODM Brasil 2007

O Comitê Técnico do Prêmio ODM Brasil 2007, reunido na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), selecionou 161 práticas das 1.062 inscritas na premiação. As organizações da sociedade civil e prefeituras selecionadas recebem hoje um questionário eletrônico adicional, que deverá ser preenchido e devolvido até o próximo dia 14, para o endereço eletrônico odm@odmbrasil.org.br .

Nos dias 18 e 19 de dezembro, o Comitê Técnico volta a se reunir e, com base nos questionários adicionais, selecionará as 50 práticas finalistas, que serão analisadas por meio de visitas técnicas de campo. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial.

O Prêmio ODM Brasil 2007 é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

A primeira edição do Prêmio ODM Brasil foi realizada em 2005 e contou com 920 inscrições e 27 práticas premiadas.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo, até 2015. O sucesso desse grande projeto humanitário só será possível por meio de oito iniciativas que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

São eles: 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2 - Educação básica de qualidade para todos; 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 - Reduzir a mortalidade infantil; 5 - Melhorar a saúde das gestantes; 6 - Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças; 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental; 8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Fonte: http://www.odmbrasil.org.br/

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Convite: Sábado Mulher no Paranoá - Promoção Instituto Arcana

Eco Fashion

O Pátio Brasil Shopping preparou um presente muito especial para seus parceiros e amigos. O shopping em parceria com a ONG Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular, Paranoarte, e a Faculdade Itec AD1 criaram bolsas exclusivas, confeccionadas com banners publicitários utilizados pelo Pátio Brasil ao longo do ano. "A intenção do shopping foi aproveitar esse material que seria descartado e demoraria mais de 100 anos para se decompor na natureza", afirma o gerente de marketing do Pátio Brasil, Renato Horne. Fonte: Jornal Tribuna do Brasil http://www.tribunadobrasil.com.br/?ned=2208&ntc=54497&sc=49

Economia Solidária

:.. 360 graus 24/11/2007 Jane Godoy Painel Bem me Quero Inaugurada em 20 de outubro, no Jardim Botânico Shopping, a Bem me Quero é a primeira loja de economia solidária do Distrito Federal. Fruto de parceria entre a Incubadora Social, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), a loja teve sua estrutura cedida pelo shopping; e a empresária e artista plástica Nancy Safatle cedeu o espaço, junto à Mercatto Artes e Ofícios, para a instalação da Bem Me Quero. Com tal apoio, a cooperativa pôde lançar a marco no mercado, o que vai potencializar a produção e a comercialização dos produtos artesanais, ampliando a linha de produção dos grupos, a capacidade de controle da qualidade dos produtos e, conseqüentemente, aumentando a capacidade de atendimento. Os grupos Maena (Sobradinho), Paranoarte e Noá (Paranoá), Casa do Retalho e Made in Varjão (Varjão), Cooperunião, Entre Nós e Transbordando (São Sebastião), Artcum (Taguatinga Norte), Agma (Recanto das Emas), Tábita (Santa Maria), Associamigas (Gama) e Paranoarte (Lago Azul) integram o projeto Incubadora Social, com artesãos, costureiras e artistas, num total de 300 pessoas. Fonte: http://noticias.cardiol.br/listanotsql.asp?P1=463023

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Neste Carnaval, brilhe de odalisca

O Carnaval está chegando, e para se divertir com a criançada, vamos ensinar a fazer uma fantasia infantil de odalisca. O material usado consiste, basicamente, em pedaços de tecidos coloridos. Fácil e prática de fazer, a fantasia é uma forma de aproveitar os retalhos que você não usa mais. Eles podem virar uma saia e um top para as meninas arrasarem nos desfiles e blocos da cidade ou nas matinês dos clubes. Para incrementar a fantasia, acessórios como pulseiras, brincos e colares podem ser usados, de acordo com a criatividade das garotas.

Material

Uma tira retangular, de 10 cm de largura, para o bustiê. O comprimento é a largura do corpo mais 15 cm.
Uma tira retangular, de 8 cm de largura, para usar na saia. O comprimento é a largura da cintura
Restos de tecidos coloridos
Tesoura
Linha
Agulha
Oito centímetros de velcro (R$ 3 o metro)
Cerca de 80 cm de colutê de cetim (o metro custa R$ 0,70)

Passo a passo

1. Primeiro, faça o bustiê da fantasia. Dobre ao meio a tira de tecido com 10 cm de largura. Dobre também ao meio o colutê.


2. Coloque o tecido dobrado na horizontal, por cima do colutê, também dobrado ao meio, na vertical

3. Passe as pontas unidas do colutê por cima do tecido, através da volta do colutê, puxando em seguida

4. Isso vai formar uma tira amarrada ao meio, e o colutê será uma alça, que é usada amarrada ao pescoço

5. Corte os restos de tecidos em 14 quadrados, com todos os lados de medidas iguais. O comprimento é feito de acordo com a preferência do tamanho da saia

6. Costure pelas pontas as tiras quadradas de tecidos variados na tira retangular (com 8 cm de largura)

7. Repita isso até ter costurado todos os 14 quadrados de tecido, de modo a preencher uniformemente a extensão da tira retangular de 8 cm, que será o cós da saia

8. Para fazer o fecho de velcro da saia, costure o velcro ao tecido, nas pontas da tira do cós.

9. A parte grossa deve ser costurada na parte do tecido que ficara por baixo, para não arranhar a pele.

10. Para terminar, pode colocar alguns colares grandes e coloridos. Está pronta a fantasia infantil de odalisca.

O ParanoArte oferece oficinas a baixo custo para grupos, escolas, instituições e pessoas interessadas. Com duração de uma a quatro semanas, oficinas de fuxico, de tear de prego, de chinelos, de miçangas, bordados em pedrarias, patchwork e trabalhos custam até R$ 40.

O telefone do ParanoArte é 3369-7604 ou 9274- 8908.

O site da rede é http://www.paranoarte.org

www.flickr.com/photos/paranoarte/

paranoarte@yahoo.com.br

Fonte: Jornal de Brasília
Publicado em: 26/01/2008

http://www.clicabrasilia.com.br/impresso/noticia.php?IdNoticia=317351&edicao=1834


Miçangas dão mais charme ao chinelo


Para curtir o verão com conforto e estilo, você pode mudar aquele chinelo simples que você tem em casa, usando materiais simples, que podem ser encontrados em qualquer armarinho. O chinelinho de dedos comum pode se transformar em uma sandália diferente, com as cores e o estilo deste verão. Para fazer a transformação, não há complicação, basta passar algumas miçangas em um fio de nylon para ter uma sandália personalizada, sem ter de pagar mais por isso. Veja abaixo os passos para customizar seu chinelo, ensinados pela artesã Ceci Francisca da Silva. Ela trabalha na Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular ParanoArte, um projeto de inclusão social e geração de renda.

Material:

Chinelo de dedo em borracha (em torno de R$ 15)
Cerca de 200 miçangas da cor preferida ou de várias cores (cada pote com 100 pode custar até R$ 2,50)
Três metros de fio de nylon com 30 mm de espessura (o rolo custa R$ 3)
Alicate de bijuteria (R$ 7,90)
Agulha de costura a mãoLinhany de espessura 6, da cor da sandália (R$ 5,90 o cone)


Passo a passo:


1. Primeiro, corte o fio de nylon em dois. Cada metade será usada para personalizar um pé da sandália. Em seguida, dobre 1,5 m de nylon pela metade e passe três miçangas.

2. Entrelace os dois lados do fio de nylon e passe-os pela quarta miçanga.

3. Repita isso até o fio de nylon, já com as miçangas, atingir o comprimento de quase metade da tira do chinelo.

4. No meio da tira, o procedimento será um pouco diferente. Coloque duas miçangas de um lado do fio e uma delas cruzada. Depois, coloque uma miçanga em cada lado do nylon e entrelace na terceira, passando as duas pontas do nylon pela mesma miçanga.

5. Para fazer o outro lado da tira do chinelo, repita os três primeiros passos, utilizando, novamente, quatro miçangas para cada ponto.

6. Faça isso até o final. Depois da última miçanga, dê vários nós no fio de nylon. O resultado será uma carreira de contas no formato da tira da sandália. Faça isso duas vezes, uma para cada pé.
Para colocar as miçangas no chinelo, corte cerca de 1,5 metro da linhany. Coloque a linha na agulha e dê um nó no final. Fure o chinelo de fora para dentro e, com o auxílio do alicate, puxe a agulha até o lado de fora. Fure novamente, só que dessa vez, de dentro para fora, paralelo ao furo anterior.

7. Passe a agulha pela primeira miçanga cruzada. Em seguida, passe a linha por baixo da tira da sandália e logo depois, pelo meio de outra miçanga entrelaçada.

8. Faça esse procediemnto até a última miçanga entrelaçada, de forma a costurá-las na tira do chinelo.

9. Depois da última miçanga, fure a tira da sandália com a agulha, de fora para dentro, e volte com a agulha de dentro para fora (como no primeiro ponto). Com a ajuda da agulha, dê vários nós na linha, próximo a última miçanga.

10. Faça isso com o outro pé da sandália, e pronto, você já tem uma sandália para alegrar seu verão, personalizada de acordo com o seu gosto.

O ParanoArte oferece oficinas de fuxico, tear de prego, chinelos, miçangas, bordado em pedrarias, patchwork e trabalhos manuais a baixo custo. Com duração de até três semanas, as oficinas custam até R$ 40.

O telefone do ParanoArte é 3369-7604 ou 9274 8908

página da internet: http://www.paranoarte.org/



Fonte: Jornal de Brasília
Publicado em: 19/01/2008
http://www.clicabrasilia.com.br/impresso/noticia.php?IdNoticia=316660

Convite: Sábado Mulher Instituto Arcana


Paranoarte participa da Feira da Lua


Nos próximos sábado e domingo a Paranoarte participa da tradicional Feira da Lua no Gilberto Salomão. Esta é mais uma oportunidade que os organizadores do evento proporcionam à rede solidária de artesanato e cultura popular - Paranoarte, sempre voltados para ajudar os projetos sociais da cidade.
Nossos sinceros agradecimentos, sempre!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cooperativas no DF sob a regência de Ronaldo Fraga

Cooperativas populares ganham força no Distrito Federal sob a regência de Ronaldo Fraga e desfilam suas coleções na temporada de moda candanga. Mais um ponto para as iniciativas do mercado de moda no planalto central: três cooperativas populares (com origem nos trabalhos de inclusão e afirmação social, realizado com mulheres das periferias carentes do DF) desfilaram as suas coleções na terceira edição do Brasília Fashion Festival. "A geração de empregos e renda com a valorização do artesanato e da cultura popular é um dos caminhos possíveis para a sedimentação da moda brasileira em busca de uma identidade própria", explica Ronaldo Fraga, estilista que foi convidado para assinar as três coleções desfiladas pelas cooperativas populares na semana passada. "Neste trabalho de coordenação com as cooperativas, elas são as estilistas, as confeccionistas e as gestoras de suas próprias marcas. Eu apenas ajudo a coordenar o projeto individual de cada uma", completa. Atualmente, existem cerca de 6 mil artesãs cadastradas no Distrito Federal através de mais de 50 cooperativas registradas que se formaram a partir de trabalhos de inclusão social desenvolvidos por instituições privadas e órgãos do governo. Conheça melhor as três cooperativas que desfilaram no BFF sob supervisão de Ronaldo Fraga: Companhia do Lacre A Associação Artesal Moda e Tradição nasceu em 1997, reunindo mulheres desempregadas que buscavam caminhos para ajudar no orçamento familiar. Na reciclagem de lacres, encontraram a possibilidade de trabalhar criativamente com as sobras do setor industrial. Com sede no Riacho Fundo, a Cia do Lacre (comandada por Chica Rosa) é formada por 60 artesãs que exportam trabalhos para os EUA e Alemanha. Paranoarte Orientadas pela estilista Sidma Kurtz, as artesãs trabalham com materiais recicláveis e resíduos têxteis enriquecidos com bordados, tricôs e crochês. Criada há três anos pela voluntária Aída Souza Rodrigues, a Paranoarte reúne hoje 200 mulheres que vivem em Santa Maria, Lago Azul, Samambaia, Varjão, Itapuã, Paranoá e Gama. Etnia das Artes Fundada há cinco anos, a cooperativa engloba 120 mulheres de baixa renda de Brazlândia, Samambaia, São Sebastião, Santa Maria, Ceilândia e Candangolândia que trabalham com bordados, fuxicos, macramê e fibras vegetais produzindo peças de vestuário. São Paulo, 10 de setembro de 2007 http://www.spfw.com.br/noticia_det.php?c=94

Verão Vervain

Toda a loja Vervain está com descontos que vão de 20% a 60% em marcas famosérrimas como Cavendish, Maria Bonita, Maria Bonita Extra, Makaya by Daslu, Drosófila e Flan. A loja tem também vestidos de festa, para casamento, formaturas, terninhos para executivas, bijuterias e acessórios. As marcas Leeloo e Oilulu, idealizadas para o público teen, trazem para a Vervain a jovialidade dos shorts, blusas e vestidos. A Paranoarte traz bordados exclusivos, feitos pelas senhoras bordadeiras do Paranoá e desenhadas pela estilista Sidma. A loja fica no Gilberto Salomão. Fonte : Tribuna do Brasil Data : 11 de janeiro de 2008 ttp://www.tribunadobrasil.com.br/?ned=2214&ntc=54929&sc=49