quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mulher Brasil 2008


O Projeto Mulher Brasil é resultado de mais de quatro anos de pesquisa, estudo e planejamento.
Quando suas idealizadoras começaram a delinear o evento, já haviam identificado a necessidade de criar um espaço para celebrar a mulher. Porém, por serem profissionais de formação em Comunicação, sabiam que não queriam uma Feira de caráter puramente comercial, como muitas que são realizadas em todo o país.
Tratava-se da Capital do Brasil!!
Aqui, mulheres de todos os cantos do Brasil e do mundo (mais de 70 países estão aqui representados, através de suas Embaixadas), encontram e conquistam seus espaços.
Mulheres executivas, profissionais liberias, empreendedoras, cientistas, artistas, funcionárias públicas, juristas, políticas, mães, irmas, esposas e filhas. Daqui, do centro do país, detentoras da maior renda per capita do Brasil, donas de salários superiores aos dos homens (matéria de muitos editoriais), elas são notícia, são referência, modelo e inspiração.
Precisávamos CELEBRAR esta Mulher.
Mas como chegaram até aqui, ou melhor, como chegamos até aqui?
A partir deste questionamento, o Projeto Mulher Brasil, começou a ser delineado e escrito.
Um ano de pesquisa.
E a história das pioneiras brasileiras, começou a fazer parte do nosso dia-a-dia.
"Submissa e completamente a mercê dos pais e maridos, a grande maioria das mulheres vivia trancafiada em casa, sem nenhum direito. Por não ser considerada cidadã, negavam-lhe o estudo, a prática de esportes, trabalho, voto e até a escolha do próprio marido."
Hoje, usufruimos das conquistas daquelas Pioneiras que tiveram a coragem de, apesar de todas as limitações intelectuais e sociais da época, começar a refletir seus anseios sobre a questão dos seus direitos, insurgindo-se contra os padrões impostos para o comportamento feminino.
Assim o Projeto Mulher Brasil foi se desenvolvendo. Girando em torno das CONQUISTAS DA MULHER BRASILEIRA.
E a Exposição Memorial à Mulher Brasileira - Flores de Março, estará mostrando parte dessa história.
A partir daí, fomos desenvolvendo todo o evento.
O Fórum Social da Mulher, espaço para discussões sobre as Políticas Públicas para a Mulher, sua saúde, sexualidade, família, finanças, sonhos e CONQUISTAS!
O 25º Fórum Nacional de Cidadania Empresarial, que vem apresentar cases de empresas brasileiras que incluem em suas rotinas a prática da RESPONSABILIDADE SOCIAL.
O Espaço Cultural, onde artistas brasilienses são convidadas a celebrar a arte de ser feliz.
A Corrida Mulher Brasil, onde os homens são convidados a acompanhar suas companheiras, celebrando junto a àquelas que caminham e muitas vezes, correm a seu lado, buscando também CONQUISTAR junto.
E a FENAM - Feira Nacional de Produtos e Serviços para a Mulher, espaço que vai marcar o calendário de Brasília como um ponto de encontro anual da mulher brasileira.
E assim, vimos estruturado um sonho de Projeto que hoje CELEBRAMOS como o resultado de muito estudo, inspiração, trabalho, lutas e CONQUISTAS!
Afinal, nós somos MULHERES BRASILEIRAS!!
E agora podemos finalmente convidar você, mulher brasileira: Venham CELEBRAR conosco no Mulher Brasil !

Fonte: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social, Cidadania e Educação - Mulher Brasil 2008

Acesse o site para obter todas as informações. http://www.mulherbrasil.com.br/

A convite da organização do evento, a ParanoArte participará da Feira e de Oficinas de Artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário