domingo, 17 de fevereiro de 2008

Sábado Mulher alia arte, cultura e direitos da mulher.

Um projeto voltado para as mulheres do Distrito Federal levou hoje (16) eventos culturais e palestras para o Paranoá – uma das cidades com os índices mais elevados de violência da região. O Sábado Mulher é promovido pelo Instituto de Arte e Desenvolvimento Humano (Arcana) em parceria com entidades privadas e da sociedade civil, além do Ministério da Cultura.

O projeto já passou por outras cinco cidades. Na tenda, montada na praça central do Paranoá, as mulheres puderam assistir palestras, por exemplo, sobre a lei Maria da Penha, que tornou mais rígidas as penas para quem comete violência doméstica.

“Na verdade o que a gente quis trazer foi a discussão. Por isso trouxemos, a juíza aqui do fórum para discutir a Lei Maria da Penha. Porque é uma lei nova que as pessoas, homens e mulheres, não entendem direito, não sabem o que fazer com ela”, explica Amara Hurtado, coordenadora do projeto.

Além das palestras, as mulheres também contaram com cortes de cabelo, brinquedoteca para as crianças, oficinais de artesanato, teatro, música e exibição de filmes. A parte cultural foi o que atraiu o casal Elianil de Sousa Costa Júnior e Dalila da Conceição. “Eu vim assistir aos filmes, aos show, mas também quero assistir as palestras”, contou Dalila. “A palestra de saúde é importante para a gente aprender”, completou Elianil.

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Fotos: Roosewelt Pinheiro/ABr. Paranoá (Distrito Federal)
1. Dalila da Conceição, moradora de São Sebastião foi acompanhar o sábado mulher - projeto voltado para a saúde, direitos e cultura.
2. Projeto Sábado Mulher mobiliza moradoras de uma das regiões mais violentas e pobres do DF a denunciar abusos e agressões. Palestras e apresentações culturais sensibilizam e encorajam mulheres.
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/02/16/materia.2008-02-16.3429403319/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário