sábado, 16 de fevereiro de 2008

Paranoarte selecionada na 1ª etapa do Prêmio ODM Brasil 2007

O Comitê Técnico do Prêmio ODM Brasil 2007, reunido na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), selecionou 161 práticas das 1.062 inscritas na premiação. As organizações da sociedade civil e prefeituras selecionadas recebem hoje um questionário eletrônico adicional, que deverá ser preenchido e devolvido até o próximo dia 14, para o endereço eletrônico odm@odmbrasil.org.br .

Nos dias 18 e 19 de dezembro, o Comitê Técnico volta a se reunir e, com base nos questionários adicionais, selecionará as 50 práticas finalistas, que serão analisadas por meio de visitas técnicas de campo. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial.

O Prêmio ODM Brasil 2007 é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

A primeira edição do Prêmio ODM Brasil foi realizada em 2005 e contou com 920 inscrições e 27 práticas premiadas.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo, até 2015. O sucesso desse grande projeto humanitário só será possível por meio de oito iniciativas que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

São eles: 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2 - Educação básica de qualidade para todos; 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 - Reduzir a mortalidade infantil; 5 - Melhorar a saúde das gestantes; 6 - Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças; 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental; 8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Fonte: http://www.odmbrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário