quarta-feira, 28 de março de 2012

A EQUIPE PARANOARTE PARABENIZA O MISMECDF PELOS 10 ANOS DE IMPLANTAÇÃO DA TERAPIA COMUNITÁRIA NO DISTRITO FEDERAL



É com carinho e alegria que convidamos você, caminhantes do sonho por um mundo melhor para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA em comemoração aos 10 anos de implantação da Terapia Comunitária Integrativa e constituição do Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal - MISMECDF.
Contamos com você nessa caminhada, juntos podemos tornar real o sonho de um mundo melhor!
Entre nessa Roda!
Com imensa alegria,
Equipe MISMEC-DF


Audiência Pública Comemorativa dos 10 anos de MISMECDF
Camara Legislativa do DF, no dia 3 de abril, 19 h.
Sua presença fará a diferença ! Entre nesta roda!
com imenso carinho,

Henriqueta e toda equipe do MISMECDF
http://www.mismecdf.org/novosite/

terça-feira, 27 de março de 2012

* O ARTESANATO E A SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA E NA CULTURA BRASILEIRA

imagem Paranoarte - flores de crochê

O artesanato e a sua importância na economia e na cultura brasileira

A diversidade cultural e natural brasileira é retratada pela arte e pelo artesanato[1]: flora, fauna, danças, religiosidade, questões étnicas, folclóricas ou as marcas da cultura econômica de cada região, ressaltando a identidade do seu povo.

Embora sua definição ainda gere controvérsias, independente da matéria-prima utilizada – natural, reciclada ou industrializada – e da técnica empregada, o produto artesanal é fruto da criatividade do artista-artesão[2] e da influência do seu meio.

A variedade de produtos apresentados contempla inúmeras técnicas e segmentos, influenciados pela vocação artesanal e artística local e pela disponibilidade de matéria prima de cada região, que vai de sementes, fibras, cerâmica, madeira, couro, passando por diversos outros materiais tradicionais - como pedrarias, fios, metais, tecido; até inusitados e alternativos - pet, ferragens, pvc, papel, entre outros.

Esses materiais ao receberem a marca do homem, tornam-se produtos culturais, que se prestam a múltiplo uso, transformando-se em objetos por meio dos quais o homem se expressa.

A criatividade que caracteriza o povo brasileiro e os artesãos e artistas populares em particular, os materiais utilizados e as técnicas empregadas na confecção dos produtos artesanais, traduzem a sua identidade e a riqueza da sua cultura. Toda essa riqueza, aliada aos atrativos naturais e turísticos e a simpatia do seu povo, atraem e seduzem admiradores do mundo inteiro, transformando-os em consumidores em potencial e colocando o Brasil na Moda. Mas, não basta ser um produto brasileiro para se ter garantia de sucesso.

Além de materializar a alma da cultura brasileira, o artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda, merecendo uma política de desenvolvimento sustentável voltada para o setor e associada a projetos sociais e de desenvolvimento turístico.

Devesse estimular o resgate das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da capacitação das organizações e de seus artesãos para a sociedade de mercado, onde o padrão de qualidade e a capacidade de produção são alguns dos fatores que determinam a aceitação deste produto no mercado interno e externo.

Dessa forma, se faz necessário a adoção de uma cultura empresarial, caracterizando as ações de fomento a atividade artesanal e a valorização do artesão, através de iniciativas que integrem o setor público, privado e a sociedade civil e de políticas públicas para o seu desenvolvimento, inserindo o artesanato na economia real.

imagem - trabalho de patchwork do grupo de artesãs MEIMEI - Santa Maria


[1] “Artesanato é toda atividade produtiva que resulta em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meios tradicionais, com habilidade, qualidade e criatividade” – Sebrae


“Os trabalhos artesanais se dividem em dois grupos: No primeiro, estão os produtos ligados intimamente à cultura de uma comunidade, influenciados pela tradição local e pelo “saber fazer”. No segundo, aparecem os chamados trabalhos manuais, que são confeccionados com matéria-prima industrializada e não resultam diretamente de heranças culturais” – Sutaco


[2] Para Silveira Bueno - Artesão: s.m. Artífice; operário; pessoa que faz artesanato; para Vera de Vives, em O artesão tradicional e seu papel na sociedade contemporânea: “O artesão tradicional é o agente que conhece o meio onde se situa, domina técnicas para construir trabalhos manualmente e possui sensibilidade para criação”.

* Fatima Trombini - Professora, artesã e pesquisadora da tendência do uso de materiais alternativos na moda e no artesanato e do fenômeno da indústria criativa e do desenvolvimento por ela gerados nos setores cultural, social e turístico. Com experiência em assessoria, consultoria e coordenação de pesquisas e desenvolvimento de projetos sociais e de qualificação profissional, com enfoque nas áreas de arte-educação, turismo e artesanato destacando sua importância na cultura, na moda e na economia nacional.   

segunda-feira, 26 de março de 2012

1º CONCURSO DE PATCHWORK DA FINNAR TEMA: AS CULTURAS DO MUNDO


1º CONCURSO DE PATCHWORK DA FINNAR
TEMA: AS CULTURAS DO MUNDO

A Charph Eventos lança oficialmente o 1º Concurso de Patchwork da Finnar, cujos trabalhos concorrentes serão apresentados na 6ª Feira Internacional de Negócios do Artesanato. 

O evento será realizado de 13 a 22 de abril de 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado SDC Eixo Monumental – Lote 05, em Brasília-DF.

O presente concurso é gratuito e aberto à participação de qualquer pessoa que esteja apta a confeccionar o patchwork, desde que aceite as normas contidas no regulamento a seguir: REGULAMENTO

É com muita satisfação que a Charph lança oficialmente o 1º Concurso de Patchwork da Finnar.

O concurso irá premiar os três melhores painéis em patchwork com espaços gratuitos para que os artesãos possam expor na próxima Finnar, em 2013.
Não fique de fora dessa!

1º lugar: Um estande de 12 m² na Finnar 2013
2º lugar: Um estande de 9 m² na Finnar 2013
3º lugar: Um estande de 6 m² na Finnar 2013

Para mais informações, entre em contato através do e-mail   
FONTE: http://www.finnar.com.br/noticias-e-midia/42-participe-do-concurso-de-patchwork-da-finnar

quinta-feira, 22 de março de 2012

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

IMAGEM NET

Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Neste mesmo dia, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água


Dia Mundial da Água:

O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.


Os Direitos da Água

A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Logo abaixo, você vai ler os seus principais tópicos:
  1. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
  2. A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
  3. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
  4. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  6. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
  8. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
  9. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
  10. A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

VALE A PENA LER TAMBÉM  A CARTA DA TERRA NO;
PORTAL DA CARTA DA TERRA - "CARTA DA TERRA" 

terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto Arte e Cidadania - colhendo bons frutos!!!

Arte e Cidadania, 


Em 2010, 20 (vinte) grupos do Distrito Federal e entorno, participaram do projeto Arte e Cidadania, por meio do convênio do Ministério da Ciência e Tecnologia e a ONG Movimento Integrado de Saúde Comunitária do DF (Mismec-DF) em parceria com ONG Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular Paranoarte, o que possibilitou o suporte necessário para que as artesãs desenvolvessem seus produtos artesanais. 

Principais ações do Arte e Cidadania :

Cursos de capacitação e profissionalizantes:

·          80 cursos de técnicas artesanais, com média de 20 alunos em cada – crochê, tear de pregos, tecelagem, bordado, pintura em tecido, bijuteria, customização, pintura em caixa de madeira, amarradinho, fuxico, patchwork;
·           4 turmas de cursos profissionalizantes de corte e costura industrial e modelagem industrial para vestuário, em parceria com o SENAI, com 15 alunas por turma.

Atividades para alunos inscritos nos cursos e abertas à comunidade:

·      160 rodas de socialização pela metodologia da Terapia Comunitária;
·       80 palestras sobre empreendedorismo social, comercialização e formação de preços, CNPJ para o micro empreendedor individual (MEI), saúde financeira;
·         formação do coral de 200 vozes.

A Terapia Comunitária:

Terapia Comunitária é um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilização de recursos e de competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural, os referenciais positivos, as diferenças e o saber produzido pela experiência de vida de cada indivíduo.

O Coral:

O Coral é o resultado das oficinas de musicalização realizadas em cada um dos 20 grupos participantes e nos encontros periódicos de líderes e monitoras. Durante os ensaios, sob a batuta experiente do maestro Antonio Sarazate, foi possível encontrar a harmonização das quase 200 vozes que se uniram para cantar e compartilhar música, solidariedade e afeto. No processo de formação do coral as artesãs-cantoras criaram e fortaleceram relações de amizade e de companheirismo, aprenderam habilidades para o trabalho em equipe com persistência e empenho que resultaram em superação.

Por meio da música, encontraram a leveza, a garra e a força que deram o tom da alegria.


Finalizamos o projeto, mas deixamos plantada em cada uma das artesãs que passaram pelo nosso projeto, a sementinha da auto-confiança. A vontade para resignificar a vida só dependeria de cada uma delas e se pensassem em grupo o crescimento seria mais rápido e mais feliz. 

“É pela bênção do trabalho que podemos esquecer os pensamentos que nos perturbam, olvidar os assuntos amargos, servindo ao próximo, no enriquecimento de nós mesmos.
Com o trabalho, melhoramos nossa casa e engrandecemos o trecho de terra onde a Providência Divina nos situou.
Ocupando a mente, o coração e os braços nas tarefas do bem, exemplificamos a verdadeira fraternidade e adquirimos o tesouro da simpatia, com o qual angariaremos o respeito e a cooperação dos outros.
Quem não sabe ser útil não corresponde à Bondade do Céu, não atende aos seus justos deveres para com a humanidade e nem retribui a dignidade da pátria amorosa que lhe serve de mãe.
O trabalho é uma instituição de Deus.” Grupo Meimei

Segue um depoimento que recebemos de um desses grupos o que nos deixou bastante emocionadas.



De: Paula Cristina Queiroz Evangelista
Assunto: Solicitação de Terapia Comunitária
Para: paranoarte@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 15 de Março de 2012, 8:03

Bom dia,

Sou responsável pelo Grupo Meimei de Artesanato de Santa Maria. No ano de 2010/2011, tivemos uma parceria com a ParanoArte e foi um sucesso. Mesmo depois de ter terminado o convênio firmado, continuamos com as nossas atividades, com oficinas oferecidas à comunidade que vêm ocorrendo todas as quintas-feiras das 14:00 às 17:00. Temos conseguido manter as atividades com recursos gerados a partir oficinas e, em alguns casos, temos aproveitados as mulheres que se destacam no grupo para serem nossas parceiras, passando a confeccionar peças para a instituição que nos abriga e recebendo remuneção por esse trabalho.

Fizemos o nosso calendário de atividades até julho e gostaríamos de solicitar, caso seja possível, a Terapia Comunitária, uma vez que avaliamos como positivo as que tivemos quando da parceria com a ParanorArte. Sei que vocês têm pessoas em processo de formação e que precisam estagiar e, por isso, estamos abertos a recebê-los como parceiros. Dispomos de local para a terapia, cadeiras, datashow, tela de projeção e som.

Estamos hoje com a oficina de Ecobags, confeccionada com TNT e feltro; tecido e patch apliquè. Temos um grupo de 15 mulheres assíduas.  

As datas para as terapias seriam:

05 de abril
03 de maio
05 de julho

Agradecemos antecipadamente a atenção de vocês e ficaremos aguardando o retorno quanto à disponibilidade do terapeuta.

Paz e luz e grande abraço!





Paula Evangelista
CONTATO: (61) 9333-3172

segunda-feira, 19 de março de 2012

19 DE MARÇO - DIA DO ARTESÃO!!!!


Enquanto criam, costuram, tecem e bordam, as artesãs compartilham sonhos e expectativas e cultivam laços de amizade e solidariedade. Descobrindo suas habilidades e competências, constroem a melhoria da auto-estima e da qualidade de vida, exercendo plenamente a cidadania. Simbolicamente, cada ponto no tecido é um ponto na rede social que se amplia e fortalece.


domingo, 18 de março de 2012

A PARANOARTE APOIA O CONCURSO E VOTA NO TRABALHO - "Gentileza gera Gentileza"



O VENCEDOR receberá como prêmio 5.000 euros (valor bruto).
• Os 5 SELECIONADOS PARA GANHAR O 2º PRÊMIO receberão 2.500 euros (valor bruto) cada.
• EXPOSIÇÃO DE OBRAS: Os 50 projetos mais votados pelos internautas serão expostos durante outono de 2012 em Madri. Entre eles os jurados elegerão o ganhador e os 5 segundos colocados.


* O montante do dinheiro de recompensa estará sujeito à possibilidade de dedução fiscal de proceder em conformidade com as disposições com a regulamentação espanhola


Ficha técnica

• Descrição do projecto

Como é que a ideia?

De escritos peculiares num viaduto do Rio de Janeiro criados pelo Profeta Gentileza, personalidade carioca que abandonou a vida material em prol do espiritual; a crença o fez adotar uma vida andarilha, transmitia palavras de amor e respeito ao próximo e à natureza, levando gentileza e gratidão.

Que é o projeto?

Mostra formas rígidas e secas nas blusas, refletindo a cidade do Rio de Janeiro, com suas construções e concreto, palco do Profeta Gentileza. Nas saias, os tijolos das construções humildes das ruas por onde pregava e sua vida singela de abdicações são cercados pela amplitude e volumes, grandes quanto suas palavras nos painéis que criava nas paredes do viaduto, que repercutia e mirava os corações.

• Materiais / Técnica utilizada

Os materiais leves mostram a leveza dos sentimentos. O cetim com seu toque brilhante, iluminado como suas palavras, a tricoline e o veludo são estruturas de algodão, simples e natural.
A parte interna da saia apresenta as inscrições de Gentileza pelos pilares do viaduto do Rio de Janeiro e são desenvolvidas com técnicas de bordado artesanal com linhas sobre uma estampa digital.

• Significado e sua relação com a sustentabilidade

A sustentabilidade vem incutida em todo o projeto.
Na composição dos tecidos, como o cetim de poliéster fabricado com P.E.T. reciclado. O algodão orgânico que não usa pesticidas na sua cultura.
A estamparia digital, menos poluente, pela utilização dos seus corantes.
Uso dos bordados manuais executados pelas mulheres das comunidades carentes apoiadas pela OnG Paranoarte, em Brasília - Brasil.

VOTE AQUI: Gentileza-gera-Gentileza

Conjunto Nacional inaugura painel “Botânica do Cerrado”

Obra é assinada pelo artista Wagner Hermusche 

Conjunto Nacional inaugura painel “Botânica do Cerrado”


Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, em 15 de março, o Conjunto Nacional entrega um presente para a cidade. Concebido pelo artista plástico Hermusche, o shopping inaugura o painel “Botânica do Cerrado”, executado na fachada sul, sentido eixo-monumental.
A obra ocupa área de 630 m² e foi pintada com tintas acrílicas e protegido com camada de verniz fosco de alta qualidade. Segundo Hermusche, o mural naturalista interage com as palmeiras que ali encontram-se e alegra a paisagem de quem vive a correria de Brasília. “É uma ação eficaz que traz boas vibrações e contribui para o saneamento e a limpeza da zona central de Brasília”, acredita. As imagens são da flora do Planalto Central do Brasil, editadas do arquivo pessoal do artista e pintadas de forma impressionista.
Para inaugurar o painel, na próxima quinta-feira, o shopping preparou mais uma surpresa. Haverá um coquetel para convidados, com a presença de Hermusche, em um ambiente montado com temática Botânica, onde lounges, paisagismos e música ambiente são um verdadeiro convite para uma pausa relaxante do dia-a-dia. No mesmo dia, consumidores receberão cartões postais com a reprodução da obra, além de kits sementes e kits mudas.
Conduzindo o buffet do coquetel, a cooperativa Central do Cerrado que, além de promover a divulgação e inserção dos produtos comunitários de uso sustentável do Cerrado nos mercados regional, nacional e internacional serve também como centro de disseminação de informações, intercâmbio e apoio técnico para as comunidades na melhoria dos seus processos produtivos, organizacionais e de gestão. O objetivo é atender consumidores que se preocupam com a qualidade dos alimentos e a origem dos produtos, conciliando satisfação do cliente com a promoção da justiça social e conservação ambiental.
O coquetel acontecerá na Praça das Artes, 1º piso.

O lounge ficará montado até domingo, à disposição para que os clientes desfrutem de um ambiente agradável e sustentável.

Serviço:
Dia Mundial do Consumidor – 15 de março
Coquetel de inauguração do Painel Botânica do Cerrado e abertura do lounge botânico Local: Praça das Artes (1º piso)
Lounge Botânico: de 15 à 18/03
Entrada Franca

FONTESHOPPING CONJUNTO NACIONAL

sexta-feira, 9 de março de 2012

CADASTRAMENTO - carteirinha de artesão - Secretaria de Trabalho do Distrito Federal

Secretaria de Trabalho do Distrito Federal

    trama tecida em seda - grupo Semente do Buriti - Planaltina/DF
CADASTRO DE ARTESÃOS:
Atendimento: todas as segundas, terças e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h 
Local: Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais – GPTA -  
CONIC – Setor de Diversões Sul – Térreo - 
Brasília – DF – TEL/FAX: 61 3322-8417
O interessado deve comparecer ao GPTA, levando documentos pessoais (carteira de identidade, CPF, uma foto 3/4, comprovante de residência no DF em seu nome pessoal, peças produzidas por ele e a matéria prima que utiliza, para demonstrar a técnica aplicada na sua produção).
A Ficha de Cadastro Nacional é preenchida na hora e a produção artesanal é analisada pela equipe da Gerência, baseando-se na tipologia, classificação e características artesanais.
fonte: http://www.trabalho.df.gov.br/

segunda-feira, 5 de março de 2012

PAPEL REVISTA - reutilização



trama feita com folhas de revistas (entrelaçamento)

Como instituição sem fins lucrativos, nós da REDE PARANOARTE precisamos de recursos externos para manter a continuidade do nosso trabalho. 
Entre esses recursos está o de doação de matérias para reciclagem/reutilização,tais como, banner, bijuterias, papéis jornais/revistas e outros. Para isso, contamos com o apoio de grandes e importantes parceiros. 
A Editora Plano Brasília por meio da Diretora de Projetos Especiais, Núbia de Paula, está contribuindo para a continuidade do projeto  3Rs que nossa instituição promove dentro dos grupos artesanais, "reciclar utilizando processos de produção e produtos que priorizam material alternativo e/ou rejeitos e assim ampliar o acesso ao mercado para os produtos que utilizem resíduos sólidos como matéria-prima". Com a doação de revistas antigas estamos produzindo sacolas. O reaproveitamento deste material possibilita um aprendizado gerando renda, provendo a inclusão social e a sustentabilidade para as artesãs e a comunidade.