terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto Arte e Cidadania - colhendo bons frutos!!!

Arte e Cidadania, 


Em 2010, 20 (vinte) grupos do Distrito Federal e entorno, participaram do projeto Arte e Cidadania, por meio do convênio do Ministério da Ciência e Tecnologia e a ONG Movimento Integrado de Saúde Comunitária do DF (Mismec-DF) em parceria com ONG Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular Paranoarte, o que possibilitou o suporte necessário para que as artesãs desenvolvessem seus produtos artesanais. 

Principais ações do Arte e Cidadania :

Cursos de capacitação e profissionalizantes:

·          80 cursos de técnicas artesanais, com média de 20 alunos em cada – crochê, tear de pregos, tecelagem, bordado, pintura em tecido, bijuteria, customização, pintura em caixa de madeira, amarradinho, fuxico, patchwork;
·           4 turmas de cursos profissionalizantes de corte e costura industrial e modelagem industrial para vestuário, em parceria com o SENAI, com 15 alunas por turma.

Atividades para alunos inscritos nos cursos e abertas à comunidade:

·      160 rodas de socialização pela metodologia da Terapia Comunitária;
·       80 palestras sobre empreendedorismo social, comercialização e formação de preços, CNPJ para o micro empreendedor individual (MEI), saúde financeira;
·         formação do coral de 200 vozes.

A Terapia Comunitária:

Terapia Comunitária é um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilização de recursos e de competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural, os referenciais positivos, as diferenças e o saber produzido pela experiência de vida de cada indivíduo.

O Coral:

O Coral é o resultado das oficinas de musicalização realizadas em cada um dos 20 grupos participantes e nos encontros periódicos de líderes e monitoras. Durante os ensaios, sob a batuta experiente do maestro Antonio Sarazate, foi possível encontrar a harmonização das quase 200 vozes que se uniram para cantar e compartilhar música, solidariedade e afeto. No processo de formação do coral as artesãs-cantoras criaram e fortaleceram relações de amizade e de companheirismo, aprenderam habilidades para o trabalho em equipe com persistência e empenho que resultaram em superação.

Por meio da música, encontraram a leveza, a garra e a força que deram o tom da alegria.


Finalizamos o projeto, mas deixamos plantada em cada uma das artesãs que passaram pelo nosso projeto, a sementinha da auto-confiança. A vontade para resignificar a vida só dependeria de cada uma delas e se pensassem em grupo o crescimento seria mais rápido e mais feliz. 

“É pela bênção do trabalho que podemos esquecer os pensamentos que nos perturbam, olvidar os assuntos amargos, servindo ao próximo, no enriquecimento de nós mesmos.
Com o trabalho, melhoramos nossa casa e engrandecemos o trecho de terra onde a Providência Divina nos situou.
Ocupando a mente, o coração e os braços nas tarefas do bem, exemplificamos a verdadeira fraternidade e adquirimos o tesouro da simpatia, com o qual angariaremos o respeito e a cooperação dos outros.
Quem não sabe ser útil não corresponde à Bondade do Céu, não atende aos seus justos deveres para com a humanidade e nem retribui a dignidade da pátria amorosa que lhe serve de mãe.
O trabalho é uma instituição de Deus.” Grupo Meimei

Segue um depoimento que recebemos de um desses grupos o que nos deixou bastante emocionadas.



De: Paula Cristina Queiroz Evangelista
Assunto: Solicitação de Terapia Comunitária
Para: paranoarte@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 15 de Março de 2012, 8:03

Bom dia,

Sou responsável pelo Grupo Meimei de Artesanato de Santa Maria. No ano de 2010/2011, tivemos uma parceria com a ParanoArte e foi um sucesso. Mesmo depois de ter terminado o convênio firmado, continuamos com as nossas atividades, com oficinas oferecidas à comunidade que vêm ocorrendo todas as quintas-feiras das 14:00 às 17:00. Temos conseguido manter as atividades com recursos gerados a partir oficinas e, em alguns casos, temos aproveitados as mulheres que se destacam no grupo para serem nossas parceiras, passando a confeccionar peças para a instituição que nos abriga e recebendo remuneção por esse trabalho.

Fizemos o nosso calendário de atividades até julho e gostaríamos de solicitar, caso seja possível, a Terapia Comunitária, uma vez que avaliamos como positivo as que tivemos quando da parceria com a ParanorArte. Sei que vocês têm pessoas em processo de formação e que precisam estagiar e, por isso, estamos abertos a recebê-los como parceiros. Dispomos de local para a terapia, cadeiras, datashow, tela de projeção e som.

Estamos hoje com a oficina de Ecobags, confeccionada com TNT e feltro; tecido e patch apliquè. Temos um grupo de 15 mulheres assíduas.  

As datas para as terapias seriam:

05 de abril
03 de maio
05 de julho

Agradecemos antecipadamente a atenção de vocês e ficaremos aguardando o retorno quanto à disponibilidade do terapeuta.

Paz e luz e grande abraço!





Paula Evangelista
CONTATO: (61) 9333-3172

Nenhum comentário:

Postar um comentário