sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Unidades de saúde familiar de PE vão contar com terapia comunitária

Um novo serviço de terapia comunitária está sendo implantado em Pernambuco e já começou a funcionar. Através de uma parceria entre o Ministério da Saúde e da Fundação de Cultura do Ceará – onde foi implantado o projeto piloto –, funcionários e agentes das unidades de saúde da família dos municípios de Goiana, Limoeiro, Nazaré da Mata, Palmares, Recife e Timbaúba vão receber treinamento para promover terapias comunitárias nas sociedades.
De acordo com o Ministério da Saúde, essas terapias comunitárias já são realizadas em outros estados do país e os temas mais freqüentes tratados são estresse e emoções negativas (26%), conflitos familiares (19,7%), dependências de álcool e outras drogas (11,7%), questões ligadas ao trabalho (9,6%), depressão (9,3%), violência (6%) e conflitos (3,6%).
A grande direfença do modelo implantado no estado, de acordo com o gerente de saúde mental, é que a iniciativa do convênio é do governo estadual, e não de cada município, o que vai permitir um serviço mais unificado e efetivo aos pernambucanos. “Inicialmente, esses seis municípios vão receber esse tipo de tratamento, mas o objetivo é ampliar para outras cidades no próximo ano”, afirma Ivo Andrade, gerente de saúde mental da Secretaria de Saúde de Pernambuco. “Após o período de formação dos agentes, essas pessoas voltam à comunidade, formando uma rede solidária e facilitando o tratamento psíquico”, conluiu.
Fonte: da redação do pe360graus.com http://pe360graus.globo.com/noticias360/matler.asp?newsId=144256

Nenhum comentário:

Postar um comentário