sábado, 25 de outubro de 2008

Arquivo do Senado Federal passa a se chamar Arquivo Cora Coralina

Os senadores aprovaram em votação simbólica, no início da noite desta terça-feira (14), o projeto de resolução do Senado (PRS 01/04) que dá o nome de Arquivo Cora Coralina ao Arquivo do Senado Federal. O projeto vai à promulgação.

A autora do projeto, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), afirma na justificação do projeto que a escritora goiana Cora Coralina (nascida em 1889 na Cidade de Goiás) "é uma espécie de ícone da mulher que luta e vence". A senadora lembra que a escritora lançou seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, aos 75 anos, ganhando a partir daí notoriedade no país. O último livro publicado pela poetisa, aos 93 anos de idade, foi Vintém de Cobre.

Cora Coralina faleceu em 1987, aos 96 anos, e um museu foi criado na chamada Casa da Ponte, no município de Goiás, onde ela viveu por toda a vida. Serys também registrou trecho de uma crônica do poeta Carlos Drummond de Andrade sobre a escritora: "Cora Coralina, para mim a pessoa mais importante de Goiás. Uma velhinha sem posses, rica apenas de sua poesia, de sua invenção. Mulher extraordinária, diamante goiano cintilando na solidão".

Serys afirma ainda que Cora Coralina lutou pela livre expressão feminina em uma época "totalmente adversa à literatura produzida por mulheres" e lembra que o Arquivo do Senado abriga a memória dos 180 anos de história do Senado Federal.

O Arquivo do Senado Federal é comandado pela Secretaria de Arquivo, órgão central do Sistema de Arquivo e Controle de Documentos do Senado Federal e do Congresso Nacional, que integra o Sistema de Arquivos do Poder Legislativo Federal e do Sistema Nacional de Arquivos. O objetivo da Secretaria de Arquivo é "assegurar o controle e a organização dos documentos produzidos, expedidos e/ou recebidos pelas várias unidades organizacionais do Senado Federal no desempenho de suas atividades, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza do documento". À esta secretaria cabe a "gestão arquivística dos documentos e a preservação do patrimônio documental da instituição, um dos acervos mais significativos e abrangentes da história nacional".

O projeto da Constituição de 1823 já mencionava o Arquivo do Senado como uma das estruturas funcionais da Casa. O primeiro regulamento administrativo do Senado, de 1861, definiu as atribuições para o Arquivo.

Augusto Castro / Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário