domingo, 30 de dezembro de 2007

Bag Banner no Shopping Pátio Brasil 2



O Pátio Brasil Shopping preparou um presente muito especial para seus parceiros e amigos. O shopping em parceria com a ONG Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular, Paranoarte, e a Faculdade Itec AD1 criaram bolsas exclusivas, confeccionadas com banners publicitários utilizados pelo Pátio Brasil ao longo do ano. “A intenção do shopping foi aproveitar esse material que seria descartado e demoraria mais de 100 anos para se decompor na natureza”, afirma o gerente de marketing do Pátio Brasil, Renato Horne.
Publicado no site da Faculdade Itec AD1 http://www.itecad1.com.br/blog/

Bag Banner no Shopping Pátio Brasil


Depois de o Brasília Shopping ter apostado forte na idéia de bolsas sustentáveis, outro shopping da cidade demonstrou apoio à causa. Para presentear parceiros e amigos, o Pátio Brasil preparou, em parceria com a ONG Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular Paranoarte e a Faculdade Itec AD1, bolsas confeccionadas com banners publicitários utilizados pelo shopping ao longo do ano. “A intenção foi aproveitar esse material que seria descartado e demoraria mais de 100 anos para se decompor na natureza”, afirma o gerente de marketing do Pátio Brasil, Renato Horne.

Ficou assim ó:


Publicada em 28.12.2007 às 11:32 por Thales Sabino no site www.finissimo.com.br

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Veja alguns de nossos parceiros:

AD1 - Faculdade de Moda / Brasília Fashion Festival / Creche Tia Angelina - Varjão / Feira da Lua / Finissimo.com.br / Gráfica Charbel / IESB em Ação / Incubadora Social da UnB / Movimento Integrado de Saúde Comunitária - Mismec DF / No Limits / Instituto Solidariedade América / Pátio Brasil / Radilson Carlos / Rodrigo Rollemberg / Sebrae DF / Senac DF / Sindilegis / Upper - Moda Jovem / Via Postal

terça-feira, 11 de dezembro de 2007



ParanoArte participa do lançamento do Prêmio ODM Brasil 2007


A Paranoarte esteve presente, no último dia 29 de setembro, no Palácio do Planalto, para prestigiar o lançamento de relatório e prêmio relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). A iniciativa é do governo federal, da ONU e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.


O Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2007 é a terceira edição do estudo que monitora a situação do Brasil em cada um dos oito Objetivos. A premiação, chamada Prêmio ODM Brasil, destaca instituições e pessoas que ajudam o país a avançar no cumprimento das metas.
O relatório, feito em parceria com agências da ONU, atualiza as informações dos anteriores (de 2004 e 2005) e descreve o desempenho do Brasil em áreas como pobreza e fome, educação, igualdade de gênero, mortalidade infantil, saúde materna, combate à Aids e sustentabilidade ambiental.


O Prêmio ODM Brasil vai selecionar 16 iniciativas que contribuem para o país cumprir os nos indicadores dos Objetivos do Milênio. Serão escolhidas práticas em duas categorias: Governos Municipais, que destacará as oito melhores políticas públicas implantadas por prefeituras, e Organizações, que contemplará oito ações implementadas por outros órgãos governamentais, instituições do setor privado, associações da sociedade civil, fundações e universidades públicas. As inscrições poderão ser feitas no site do Prêmio, que será atualizado na quarta-feira de manhã, com o novo regulamento e os novos prazos.


Essa será a segunda edição da premiação; a primeira foi em 2005. Assim como na edição inaugural, o PNUD pretende dar intensa divulgação das ações premiadas. Com isso, a agência pretende fazer com que as atividades se tornem um exemplo para outras entidades e prefeituras


Break no mundo da moda


A Paranoarte, ao longo dos seus quatro anos de existência, vem promovendo a inclusão social em diversas comunidades do DF, com suporte para o resgate da auto-estima dos participantes e valorização da cultura e do saber popular.


O trabalho, que começou com a capacitação de mulheres envolvidas na Terapia Comunitária e na organização de núcleos de produção, agora inclui projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e jovens.


Cerca de 50 jovens das cidades do Paranoá, Varjão, Itapoã e de São Sebastião recebem o incentivo e o apoio da Paranoarte. Eles se reúnem em torno de atividades relacionadas com o “break”, dança própria do movimento hip hop – cultura emergente de grandes centros urbanos.


Os meninos, em situação de risco social, já assumiram uma identidade para o grupo de dança, que foi batizado de “Quebra Escuridão”. Os jovens se apresentarão na terceira edição do Brasília Fashion Festival (BFF), em conformidade com a temática do evento – a cultura urbana. As performances foram exibidas nos dias 4, 5 e 6 de setembro.


A participação da Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular – Paranoarte na terceira edição do BFF é um convite dos organizadores e criadores do evento, que acreditam e valorizam a dimensão agregadora da moda na sociedade atual em seus aspectos de inclusão e integração social.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Conhecendo a ParanoArte (english)

Project for income generation in communities and social insertion. 


Proposal – Social work aiming the development of communities, by means of craftwork production mainly with residues from the garmet industry and other recyclable materials in partnership with socialy responsible SMEs and other fair trade organizations, valuing popular arts, the environment and cultural aspects. It consists of identifying, in communities of the central western region of Brazil, mainly among participants of the groups of community therapy, the discovery of personal skills and artisan abilities for the development of productive work that results in income generation, bringing dignity, citizenship, improvement of the quality of life and building up self-esteem for the artisans and their families. Nowadays there are five groups of artisans summing approximately two hundred women in the project.

Products: Carpets, cushions, handbags, dolls, necklaces, key holders, crochet, embroidering, patchwork, etc. Join this network! http://www.paranoarte.org/ paranoarte@yahoo.com.br

Conhecendo a ParanoArte

Projeto de geração de renda na comunidade e inserção social 


Proposta – Trabalho social voluntário voltado para o desenvolvimento da comunidade, focado no artesanato produzido principalmente com resíduos têxteis e materiais recicláveis em parcerias com a rede de produção e de comércio solidário, valorizando o artesão, o meio ambiente e a cultura popular. Consiste em buscar nas comunidades do Distrito Federal, especialmente entre os integrantes dos grupos de terapia comunitária, a descoberta de competências pessoais e habilidades artesanais para o desenvolvimento de trabalhos produtivos que resultem em geração de renda, dignidade, cidadania, melhoria da qualidade de vida e da auto-estima para as artesãs, suas famílias e demais participantes do projeto. 

Produtos: Tapetes, almofadas, bolsas, bonecas, acessórios, chaveiros, moda e decoração Técnicas artesanais: amarradinho, crochê, tricô, fuxico, bordado, etc.