segunda-feira, 18 de junho de 2012

Artesanato Sustentável na Rio+20



14/06/2012 10:55

Talentos do Brasil apresenta artesanato sustentável na Rio+20

CNO Rio+20

Praça da Biodiversidade, no Pier Mauá, terá mostra e venda de produtos da Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, entre 16 e 22 de junho.


A taboa é uma planta dos pântanos. Cresce em terrenos alagadiços de água doce ou salobra em vários pontos do planeta. Antes considerada apenas um capim sem valor econômico, hoje é a principal fonte de renda de artesãs de São Francisco de Itabapuana, região norte fluminense.


“Produzimos e comercializamos produtos como cestas, bolsas, chinelos e objetos de decoração, trançando a fibra de taboa e há alguns anos conseguimos viver desse artesanato”, conta Shirley Jardim, presidente da Cooperativa Tabua de São Francisco, formada principalmente por mulheres de pescadores e agricultores.


A cooperativa faz parte do programa Talentos do Brasil, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Sebrae. Desde 2005, o programa promove a troca de conhecimentos e estimula a geração de emprego e renda de grupos de artesãos rurais.


“No Talento Brasil, fizemos curso de estilo, moda, corte e costura e tingimento. Eles nos apoiam desde 2008 na melhoraria da qualidade dos produtos e a expor em feiras nacionais e internacionais”, diz Shirley.


Cerca de 2 mil artesãs de 16 estados brasileiros fazem parte do Programa. Elas organizam-se em cooperativas, formando a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperúnica), que comercializa um portfólio com mais de 2.000 produtos.


Para a consultora e vice-presidente da World Fair Trade Organization, Ana Asti, esse tipo de projeto gera oportunidades para empreendimentos serem vistos e comercializados de uma forma que nunca poderiam fazer sozinhos.


“Ganham em qualidade e design sem perder a identidade cultural, seu diferencial. Isso chama cada vez mais a atenção do consumidor, o que beneficia toda a cadeia produtiva, incentivando a demanda por produtos comprometidos com os valores socioambientais e educando o consumidor nas suas escolhas ao comprar”, diz Ana.


Na Rio+20


Quem quiser adquirir produtos do Talentos do Brasil pode ir à Praça da Sociobiodiversidade, localizada na Cúpula dos Povos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), entre os dias 16 e 22 de junho. Será uma oportunidade para experimentar e comprar produtos oriundos das florestas brasileiras, orgânicos da agricultura familiar e conversar com os artesãos de 23 grupos. Entre eles estão os integrantes da Cooperativa Tabua de São Francisco.


"A exposição vai ser muito importante para que o público presente na Rio+20 tenha contato direto com o Rural Brasileiro", afirma o secretário da Agricultura Familiar, Laudemir Müller.


Ele aponta que o evento terá uma rica mostra de produtos dos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. A iniciativa ilustra a capacidade de gerar renda, "usando com sustentabilidade a biodiversidade que o Brasil tem e o conhecimento tradicional do nosso País".

Conheça os empreendimentos do programa Talentos do Brasil que serão expostos no estande do MDA na Rio+20.


SERVIÇO
Praça da Sociobiodiversidade
De 16 a 22/06
Pier Mauá - Avenida Rodrigues Alves, 10 - Praça Mauá
Funcionamento das 11h às 2h


fonte:
http://www.rio20.gov.br/sala_de_imprensa/noticias-nacionais1/talentos-do-brasil-apresenta-artesanato-sustentavel-na-rio-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário