terça-feira, 3 de janeiro de 2012

RENDA-SE - stand PARANOARTE


A Paranoarte foi uma das Instituições convidadas para expor na 1ª Feira de Artesanato e Renda – Renda-se, organizado pelo Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap).
A proposta do evento teve objetivos claros, dar visibilidade ao artesanato de boa qualidade e proporcionar um canal de comercialização.

“O artesanato com fios promove a preservação de nossa cultura, a inserção da mulher e seus familiares em atividades produtivas, além de estimular o cooperativismo e a permanência da artesã na sua comunidade”, observa Renata Hargreaves do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP), promotora do evento conjuntamente com Stella Guerra. “O intuito da feira é ajudar as rendeiras a vender seus produtos. Muitas vezes elas têm apoio para produzir, mas não conseguem comercializar”, explica Stella Guerra.



crochês e bordados - grupo Lago Azul e São Sebastião

Paranoarte (DF): Projeto de geração de renda na comunidade e inclusão social, tem como proposta o trabalho social voluntário voltado para o desenvolvimento da comunidade. O foco é o artesanato produzido principalmente com resíduos têxteis e materiais recicláveis em parcerias com a rede de produção e de comércio solidário, valorizando o artesão, o meio ambiente e a cultura popular. Consiste em buscar nas comunidades do Distrito Federal, especialmente entre os integrantes dos grupos de terapia comunitária, a descoberta de competências pessoais e habilidades artesanais para o desenvolvimento de trabalhos produtivos que resultem em geração de renda, dignidade, cidadania, melhoria da qualidade de vida e da auto-estima para as artesãs e suas famílias.
                         
organizadoras: Stella Guerra, Renata Hargreaves e Isabela Guerra

A exposição reuniu trabalhos premiados e exportados de associações e grupos de rendeiras/bordadeiras de todo o Brasil.

A jornalista e consultora de moda e estilo Cristina Franco, que deu uma palestra na abertura do evento sobre empreendedorismo, qualificação profissional, oportunidades e sustentabilidade visitou nosso stand.


Cristina Franco
Leia reportagem dela AQUI

Expositores:
- Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora de Sergipe (Asderen);
- Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas do Rio Grande do Norte (Timbaúba dos Artistas); - Associação de artesãos Mãos de Aparecida de Goiás (Mão de Aparecida);
- Associação dos Artesãos do São João do Tigre (Cabocla Cidadania) da Paraíba;
- Efigênia Puntel, de Goiás;
- Programa de Artesanato Mato-Grossense, de Mato Grosso;
- Bordadeiras da Chapada dos Guimarães de Mato Grosso, Núcleo de Estudos e Organização da Mulher (NEOM);
- Matizes Dumont, de Minas Gerais
- Sebastianas, Mãos Que Criam e Paranoarte do Distrito Federal.

Espaço VIP decorada com trabalhos da família Dumond
Matizes Dumont, de Minas Gerais




Apresentação do grupo carioca Cia Cirandeira com o  espetáculo Maria Brasilianas: a arte do fio, foi um dos momentos mais lindos.



2 comentários:

  1. Nice, quando foi a Renda-se e onde?, não soube. Me avise qdo houver outros eventos.
    beijos Nilde

    ResponderExcluir
  2. Nilde, amiga querida, o evento foi em dezembro. Pode deixar que te aviso do próximo, esse foi específico com produtos de renda e bordado.
    bjus e apareça.

    ResponderExcluir