sexta-feira, 15 de abril de 2011

Talento de moradores do Paranoá é destaque na semana da moda
Na passarela, roupas, bijuterias e bolsas feitas por costureiras e artesãs da cidade. Evento está sendo realizado no Teatro Nacional e termina amanhã.

O dom de costurar veio da mãe, mas só há seis anos a artesã Ceci decidiu virar uma profissional. Foi quando passou a fazer parte da Paranoarte, uma ONG que apóia grupos de artesãos do DF e Entorno. Mariane Bueno já fazia com crochê em casa, mas foi na Paranoarte que aprendeu a criar peças especiais e a misturar, por exemplo, o crochê com bijuterias. “A gente é convidado a vender as peças”, comemora Mariane. 

O resultado de todo esse trabalho rendeu a Paranoarte o convite de participar pela primeira da Capital Fashion Week, o mais importante evento de moda do DF. Quem assina a coleção é Ana Cláudia, que também faz sua estreia. “É uma responsabilidade muito grande fazer a coleção que está estreando no CFW”, conta a designer. 

Nas últimas nove edições, a Capital Fashion Week revelou 35 estilistas daqui e deu oportunidade para ONGs mostrarem que o trabalho social faz toda diferença. “O estilista vai até a comunidade e dá o toque sofisticado para que o produto entre no mercado de forma adequada”, explica Márcia Lima, coordenadora do CFW. 

De balconista de farmácia a estilista. A mudança radical na vida de Romildo Nascimento, que mora em Ceilândia, veio quando ele foi escolhido para participar da semana de moda. Agora ele se prepara para trabalhar no exterior. “Foi a grande oportunidade. O evento abriu portas para mim em Brasília, no Brasil inteiro e tem peças também que já foram para fora do país. O grande diferencial do evento é dar oportunidade para todo mundo”, declara. O desfile da Paranoarte será hoje às 17h30, no Teatro Nacional. O Capital Fashion Week acaba amanhã. 

Maria Fernanda / Edgar Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário