segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aconteceu em Abril: Feira Internacional de Negócios do Artesanato - FINNAR 2009

Desfile da Paranoarte - Sustentabilidade e Reaproveitamento de Banner Modelos das agências Mgiceci - Scouting - Ünique Tecelagem com banner confeccionadas em parceria com Tecelagem Tissume, Pirenópolis / Goiás. Acessórios da designer brasiliense Thaís Joi, da Tupano. Maquiagem e Cabelo: NR Centro de Beleza Fotografia Cinegrafia: Paranoarte Multimídia Consultoria de design de roupas, sandálias e bolsas: Ronaldo Fraga Luciano Teodoro, Produtor Roupas: tecelagem com fios e tiras de banner Sandálias: crochê de linhas com tiras de banner Bolsas: 1) tecelagem de fios com canudinhos de papel jornal com banner 2) tecelagem de retalhos (Tissume) 3) reaproveitamento de banner 22/04/2009 - 19 horas Local: Centro de Convenções - Brasília - DF Produção: CharPH Promoções e Eventos www.finnar.com.br Acesse nosso fotolg: www.flickr.com/photos/paranoarte http://www.xitomusical.com/empiojas/photos/view.php?id=3475084246&search=modelos

Pontos Delicados na Costura Agradam Gosto Feminino

Grupo Noá de Bordadeiras dá lição de empreendedorismo Por Raquel de Almeida Campos Arantes

Os delicados pontos do Grupo Noá de bordadeiras têm alcançado a cada dia a simpatia das consumidoras। Num ateliê improvisado na garagem de casa, no Paranoá, seis mulheres dão lição de empreendedorismo. Com investimentos em profissionalização, buscam melhorar suas peças baseadas nas tendências da moda feminina.

Segundo a presidente do Grupo Noá, Maria do Rosário do Nascimento, a iniciativa surgiu há seis anos। "Apesar das dificuldades, o negócio tem dado certo", animou-se. Já a costureira Francisca das Chagas acabou de se associar e está bastante esperançosa com resultados ainda melhores. "Estou gostando bastante do grupo que é muito unido, além de ser uma ótima oportunidade de renda. Temos tudo para crescer ainda mais", acredita.

Atualmente, três membros do Noá estão participando do curso de 240h de costura, oferecido para artesãs pela Rede Solidária de Artesanato da ONG Paranoarte. Depois do sucesso da coleção Afropontos, a expectativa do Grupo Noá para este ano é expandir os trabalhos, lançando novas coleções. "Estamos tentando fazer uma parceria com estudantes de design e pretendemos abrir uma loja própria", conta Maria do Rosário. Até lá, para ter acesso aos produtos, basta ir pessoalmente ao ateliê, que na fica na Quadra 18 Conjunto G lote 12 - Paranoá, e fazer uma encomenda que custa em média de R$ 100 a R$ 200.

Publicado em 28/05/2009 Fotos: Raquel Arantes Fonte: http://www.iesb.br/ModuloOnline/NaPratica/?fuseaction=fbx.Materia&CodMateria=4433

Artesanato popular é moda em Brasília

Artesãs entram no mercado da moda em busca de sustento e transmitem cultura Por Marianna Domenici

O mundo da moda em Brasília apoia a produção cultural não apenas com aplausos. Há marcas e estilistas locais interessados em transmitir a cultura da capital federal de maneira solidária e auto-sustentável. Apoena, Cia do Lacre, Paranoarte e Mãos que Criam são alguns deles. O trabalho dessas marcas está relacionado ao artesanato da cidade.

Segundo dados da Secretaria de Trabalho, o Distrito Federal conta com 14 mil artesãos. A inclusão desses trabalhadores no mercado da moda foi a solução para muitas famílias desempregadas e em situação precária. A maioria dos artesãos são mães de família com algum estudo, mas sem colocação no mercado de trabalho, que decidiram lutar pelo sustento e receberam amparo do governo. As artesãs tiveram a chance de aprender moda na teoria e na prática, por meio de palestras, oficinas técnicas e grupos de estudo oferecidos pelo GDF. Muitas tiveram as carteiras de trabalho assinadas. Em contrapartida, elas enriqueceram e inspiraram o ambiente de serviço com bagagem cultural.

"A moda é o instrumento da nossa eterna busca por um mundo melhor e mais justo", afirma Kátia Ferreira, idealizadora da Apoena. Ela trabalha com 238 artesãs, costureiras e bordadeiras de cooperativas de todo o DF, e beneficia 600 famílias com ações sociais. A estilista tem parceria com o Ministério do Turismo. Kátia seleciona mulheres desempregadas ou subempregadas para desenvolver as coleções idealizadas e desenhadas por ela. As peças, além de viajarem por todo o país, são exportadas para Espanha, França, Japão e Estados Unidos Kátia tenta refletir nas peças a formação da cultura de Brasília, uma rica mistura com diferentes traços regionais. "A cultura de Brasília é como uma colcha de retalhos, formada por um pouco de cada região do Brasil, assim é a moda da Apoena, formada por técnicas artesanais encontradas em todo o país", explica a estilista. Kátia lembra que os brasilienses estão nascendo agora. "Nossas raízes culturais são mescladas. A moda precisa ter um pouco do estilo de cada região para refletir essa riqueza", afirma.

A Cia do Lacre, fundada pela artesã Francisca Silva, mais conhecida como Chica Rosa, tem 33 sócias que são beneficiadas diretamente com a produção do trabalho. Indiretamente, mais de 100 mulheres são favorecidas pela Cia do Lacre, localizada no Riacho Fundo I. A associação de artesãs confecciona bolsas e acessórios com lacres de latas de alumínio entrelaçados em crochês e tecidos. "Nosso trabalho é solidário, auto-sustentável e ecologicamente correto", diz Francisca. Os lacres são comprados de empresas e de catadores ou adquiridos por meio de campanhas: "O nosso trabalho é arte. A arte é popular e deve ser popular, seja ela qual for", afirma a artesã. O grupo de mulheres acaba de voltar de Caldas Novas e está muito feliz com o sucesso dos produtos.

A proposta do Paranoarte consiste em buscar em comunidades carentes do DF pessoas com habilidades para desenvolver trabalhos artesanais. Tapetes, almofadas, bolsas, bonecas e diversos acessórios são criados com retalhos, fuxicos, biscuits, tricôs e bordados. A última coleção da marca recebeu o nome de "Entardecer no Cerrado". A inspiração foi o céu de Brasília, em especial o pôr-do-sol que estampa as coleções. Plantas nativas, como a caliandra, também enfeitam o artesanato das comunidades carentes. A novidade é a reciclagem de banners para a confecção das peças.

Fotos Mariana Domecini

Fonte: http://www.iesb.br/ModuloOnline/NaPratica/?fuseaction=fbx.Materia&CodMateria=4615

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Transformando Vidas e Reciclando Artes

No dia 15 de julho o ICEP Brasil em parceria com a Paranoarte/Mismec-DF, encerrou o curso de corte costura “Transformando Vidas e Reciclando Artes”. Esse curso possibilitou a formação de 25 senhoras que estavam em seus grupos artesanais, distribuídos nas diversas regiões administrativas, no entanto não tinham perspectiva de uma consolidação de sua profissão. O curso foi ministrado pelo Senai e teve um excelente resultado que foi apresentado no desfile da coleção feita pelas alunas no decorrer do curso. O desfile aconteceu na primeira Semana do Artesanato Candango do DF. Esse curso só foi possível graças à emenda parlamentar do Dep.Rodrigo Rollemberg e a efetivação dessa emenda na SECIS - Secretaria para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, que fomentou os recursos necessários para que, ao encerramento desse projeto, os frutos fossem colhidos. De fato, o projeto Transformou Vidas e Reciclou Artes, combinando o desejo dessas artesãs com o apoio de cada parceiro desse projeto. O ICEP Brasil sente-se honrado por mais essa conquista nos seus 10 anos de luta pela inclusão social e espera que até o termino do ano, formar grandes parcerias para realização de projetos que impactem diretamente na qualidade de vida das pessoas do Distrito Federal. Fonte: http://www.icpcultural.com.br/portal/control/noticia_detalhe.php?not_id=201#

domingo, 5 de julho de 2009

Revista Plano Brasília publica matéria sobre Moda Ecologicamente Correta da ParanoArte

Acesse para ver a reportagem: http://issuu.com/elfo/docs/ed52/59 Estar na moda é reler e reaproveitar materiais desvalorizados Moda ecologicamente correta é o que artesãs do Paranoá e proximidades aprendem diariamente: transformar lixo em luxo!

Site: www.paranoarte.org

Fotolog: www.flickr.com/photos/paranoarte

Email: paranoarte@yahoo.com.br