terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sexta edição de evento de moda movimenta R$ 1,5 milhão em Brasília

Paulo Castro
Do G1, em Brasília
Brasília Fashion Festival tem como foco a inclusão social. ‘Brasília é o terceiro pólo consumidor de moda’, diz diretora artística

A sexta edição do Brasília Fashion Festival (BFF), evento de moda realizado entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, é responsável pelo movimento de R$ 1,5 milhão na economia da capital do país.

Sala de desfiles da sexta edição do Brasília Fashion Festival. (Foto: Cristiano Sérgio / Fotoforum)

Uma realização da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal, o evento oferece estrutura para o desenvolvimento de coleções e posicionamento de marcas, além de gerar oportunidades de negócios, para 600 artesãs. Com o tema ‘Para Você Brasília’, o BFF reúne moda, negócios, cultura, turismo e inclusão social para fazer uma homenagem à capital da República, que completará 50 anos em 2010. A sexta edição do evento envolve em sua realização 900 profissionais, sendo 300 deles com empregos diretos e outros 600 com indiretos, e conta com o apoio do Ministério do Turismo, da Federação das Indústrias (FIBRA) e do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste/DF). De acordo com Paula Santana, diretora artística e idealizadora do festival, “Brasília é o terceiro pólo consumidor de moda do país”, e o BFF o evento que tem o maior projeto social ligado à moda da região centro-oeste. Sob a coordenação do estilista Ronaldo Fraga, seis cooperativas de artesãs do Distrito Federal têm a oportunidade de apresentar suas criações na mesma passarela que marcas nacionais e locais, em um total de 29 desfiles. Em uma parceria com a Secretaria de Educação do DF, o BFF conta com o auxílio de 20 alunos com deficiência, com idade entre 18 e 20 anos, em atividades de relacionamento com o público. Em entrevista ao G1, o secretário de Trabalho do DF, Israel Batista, disse que o evento assegura a participação de Brasília no circuito nacional de moda ao mesmo tempo em que funciona como uma importante alternativa de inclusão social para famílias de baixa renda. “Ele [BFF] mostra que a moda não faz parte do campo da futilidade, ela é um campo de geração de oportunidades de emprego”, afirmou. Segundo Paula Santana, a expectativa total de cinco mil visitantes deve ser superada até o final do evento: "garanto que, no primeiro dia, pelo menos 2,5 mil pessoas acompanharam os desfiles". Ela comemora a conquista e aponta os maiores beneficiados: “nossas artesãs estão conseguindo comercializar seus trabalhos que estão expostos e já vão poder voltar para casa com um dinheirinho no bolso”. O evento faz parte das comemorações oficiais do Governo do Distrito Federal para o cinqüentenário da capital e já apresentou, em edições anteriores, os temas ‘Athos Bulcão’, ‘Cultura Urbana’ e a ‘Bossa É Nossa’. Atividades paralelas O Brasília Fashion Festival reúne uma série de atividades paralelas. Entre um desfile e outro, sete pocket shows são apresentados em um palco montado no espaço central do evento. As marcas participantes dispõem de uma área de 184m² de showroom, para comercialização de suas peças. São 16 lounges espalhados pela área do evento e duas exposições fotográficas, que têm como tema principal a capital federal. Nomes conceituados no cenário nacional, como Walter Rodrigues e João Braga, são responsáveis por palestras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário