domingo, 1 de novembro de 2009

Cooperativas de artesanato desfilam com curadoria de Ronaldo Fraga

Croquis da Paranoarte feitos em parceira com o estilista Ronaldo Fraga

Na 6ª edição do Brasília Fashion Festival o artesanato será representado por seis cooperativas, sendo que uma virá de Fortaleza para participar do evento। O brasiliense Fabrício Vianna está assinando o styling de todos os desfiles e acompanha todos os trabalhos pessoalmente. Todas as cooperativas, exceto a Maria do Bairro (última a integrar o line-up), contam com a supervisão do estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Em recente entrevista ao Finíssimo, o estilista, apaixonado por artesanato, disse que o brasileiro muitas vezes não reconhece o real valor dessa manifestação cultural. “O público tem que adquirir uma cultura para enxergar valor nisso, no tempo que o trabalho demora para ser produzido e, mais do que qualquer coisa, a herança que veio de famílias para se chegar às novas gerações do artesanato”.

O Finíssimo adianta para os que reconhecem o valor do artesanato o que será exibido na passarela do Brasília Fashion Festival a partir do dia 31 de outubro.

: : Paranoarte

Sob coordenação de Helenice Bastos, as artesãs da ONG entraram de cabeça no clima do BFF. As 15 peças que serão desfiladas, assim como diz o tema do evento, “oferecem” uma flor para a capital federal. “A coleção se chama ‘Brasília 40 graus’ e se baseou nessa homenagem aos quase 50 anos da cidade”, diz Helenice.

O desfile, 100% crochê, transmitirá um clima praiano. “Será tudo leve, tranquilo e em tons pastéis: nude, rosa bebê, azul bebê, pó de arroz, branco e lilás”, adianta. As artesãs, que vêm de diferentes cidades satélites e do entorno como Paranoá, Santa Maria, Lago Azul, Itapoã e Recanto das Emas, deram toda a atenção aos detalhes: as tramas dos crochês, de acordo com o tema do evento, trarão flores. “Essa foi uma orientação dada pessoalmente pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, que quis chamar a atenção para as flores do cerrado”, diz a stylist e jornalista Gabriela Rocha.

Apesar de serem confeccionadas em crochê, Helenice garante que as peças subirão à passarela com uma modelagem soltinha e cheia de movimento. Os vestidos chegarão com tudo no desfile combinados a acessórios da Via Uno (calçados) e da Águadailha (maiôs). Criação: Equipe Paranoarte e Ronaldo Fraga Styling: Gabriela Rocha e Raoni Viera Coordenação: Léo Bastos Cenografia: Plads Móveis Beleza: Salões Isaac Ribeiro e Ricardo Maia Trilha: Equipe Paranoarte (”Terá aquela música do DJ David Guetta com a cantora Kelly Rowland, ‘When Love Takes Over’”)

Publicado no site Finíssimo

http://finissimo.com.br/bff/verao2010/2009/10/31/previa-artesanias/

Texto: Maria Eugênia Caminha

Nenhum comentário:

Postar um comentário