domingo, 15 de março de 2009

Parceria garante capacitação para artesãs brasilienses

O ano de 2009 terá um sentido especial para dezenas de artesãs no Distrito Federal. Uma nova etapa em suas carreiras terá início com uma série de cursos oferecidos pela Rede Solidária de Artesanato – Paranoarte em parceria com o Movimento Integrado de Saúde Comunitária do DF – Mismec-DF e o Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil – ICEP-Brasil. As mulheres, provenientes de comunidades de baixa renda, serão beneficiadas com aulas de corte e costura industrial e de modelagem industrial, além de especialização em costura de lonas plásticas (banners) reaproveitados. A idéia é prepará-las para entrar no mercado de trabalho e mantê-las competitivas por meio de capacitação profissional de alta qualidade técnica. Para garantir vaga no projeto, as cerca de cem artesãs passaram por processo seletivo que levou em conta conhecimentos básicos em costura, pré-requisito para freqüentarem as aulas. Segundo o presidente da Paranoarte, Valdir Rodrigues, esta é mais uma grande oportunidade para as artesãs da rede solidária de artesanato no Distrito Federal. “Com a capacitação, elas ampliarão suas possibilidades de trabalho e poderão estender os benefícios às suas famílias, pela geração de renda, e às suas comunidades, como multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos entre as outras artesãs dos seus grupos”, destaca. O trabalho de produção das artesãs, orientado pela designer Vanessa Mattos, resultará em uma coleção com produtos de moda e decoração, que serão expostos em eventos diversos, inclusive em desfiles. Já a parte de treinamento ficará a cargo do Senai-DF. Ainda este ano, serão realizados cinco seminários visando fortalecer a rede social solidária e repassar informações e experiências sobre saúde ocupacional e bem-estar, com ênfase na Terapia Comunitária. O projeto, viabilizado por emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a ONG Mismec-DF. Serviço: A solenidade oficial de abertura do curso de corte e costura industrial está marcada para as 14h30 do dia 16 de março de 2009, na sede do ICEP-Brasil (SIA Trecho 3 - lote 1240). Mais informações com Helenice Bastos: 9274-8908 e Aída Rodrigues: 9983-3468 paranoarte@yahoo.com.br http://www.paranoarte.org/ http://www.paranoarte.blogspot.com/www.flickr.com/photos/paranoarte

Um comentário:

  1. fundamos a Associação Ambiental Recicladores do Cerrado-ASSAMBI na cidade satélite de Candangolândia estamos em fase de estruturação, temos projetos voltados a econômia sustentável e reciclagem artesanal.
    Gostariamos de podermos contar com apoio de entidades que possam nos orientar e até fazermos parcerias. Meu contato 84317517 Dora Rocha (Coordenadora de comunidades).

    ResponderExcluir