sábado, 8 de novembro de 2008

Orientada por Ronaldo Fraga, Paranoarte prepara coleção sustentável para o Brasília Fashion Festival

Do Site WWW.FINISSIMO.COM.BR Gabriela Rocha Repórter Fotos: Gabriela Rocha e divulgação

Daniela Aguiar e Helenice Bastos

Há cinco anos a ONG Paranoarte trabalha em prol de mulheres carentes do Paranoá e de outras regiões administrativas do DF. O grupo de artesãs iniciou o trabalho durante encontros de terapia comunitária. Com o apoio de Aida Souza, coordenadora geral da ONG, as mulheres se organizaram e desde primeira edição do BFF, em 2006, apresentam suas coleções.

Mesmo com tanta experiência no evento o grupo ainda não tem um bom retorno comercial da produção. “Temos quer ser realistas, as vendas não são boas. Fazemos alguns contatos, mas acabamos vendendo o varejinho mesmo, uma peça ou outra para os conhecidos. A visibilidade durante o evento é muito boa, mas nós ainda não conseguimos comercializar depois”, conta Helenice Bastos, uma das coordenadoras da Paranoarte, que tem a expectativa de que a partir desta temporada os negócios sejam mais prósperos.

Atualmente a Paranoarte não tem nenhum ponto de venda na cidade. “Sabemos que em apenas quatro anos é muito difícil firmar uma marca no mercado. Mas, é complicado brigar com a cultura brasiliense. As pessoas não têm o hábito de valorizar e consumir os produtos produzidos aqui”, completa Helenice.

O grupo ainda detecta uma imaturidade no foco de moda da ONG. Daniela Aguiar, que coordena os grupos de artesãs diz que a Paranoarte luta para criar uma identidade. “Hoje, levamos à passarela uma coleção que mostra o trabalho de capacitação artesanal que fazemos o ano inteiro. Não temos a pretensão de lançar tendências e conceitos.”

: : Verão 2009

Mesmo com as dificuldades a Paranoarte luta e tenta inovar com a utilização de materiais sustentáveis e reaproveitados. Para a coleção de verão a ONG se inspirou na Bossa Nova, tema do BFF, para criar peças suaves e frescas. Para trazer a suavidade das notas de João Gilberto as peças serão todas em tons pastéis de rosa, verde e bege.

As roupas, que foram desenhadas pelo estilista e orientador do evento Ronaldo Fraga serão soltinhas e não marcam muito o corpo. Vestidos, blusas e saias serão feitos a partir de uma técnica desenvolvida pelo grupo para o aproveitamento de banners que seriam descartados. Além desse material elas utilizam o barbante cru e o fio de algodão entremeado em crochê. Os acessórios, bolsas e sapatos serão produzidos com o banner e papel jornal.

: : Ficha técnica

Criação: Ronaldo Fraga, com coordenação de Daniela Aguiar e Helenice Bastos Styling: Fabrício Vianna Cenografia: a definir Trilha sonora: Hugo Siqueira Cabelo e maquiagem: a definir

Fonte: http://finissimo.com.br/radar/2008-11-08/

Nenhum comentário:

Postar um comentário