domingo, 12 de outubro de 2008

A moda é preservar

Educação & Ciência

O ciclo de um produto não acaba quando um consumidor o utiliza e sim quando a natureza o absorve. Com este pensamento, o Uniceub doou 150 quilos de lonas usadas na impressão de banners de suas campanhas internas e externas. A ONG Paranoarte reaproveita as lonas que demorariam 200 anos para se degradarem no meio ambiente em bolsas e sacolas de vários modelos, pastas, capas de agendas e capas para porta recados.

A Paranoarte é uma rede social que possui 200 artesãos distribuídos em sete cidades-satêlites. O principal trabalho deles é de capacitação, de abrir oportunidades para a comercialização de seus produtos. A maioria é de mulheres, donas de casa, que entram na ONG para ajudar na renda familiar. A artesã Ceci da Silva é quem escolhe os desenhos mais interessantes e os modelos para confeccionar os produtos. Apesar do trabalho pesado para abrir os banners, Ceci garante que a alegria de saber que está ajudando a preservar o meio ambiente é muito maior.

Helenice Bastos, gerente de projetos, diz que a doação dos banners é fundamental para a ONG. “Precisamos dessa matéria-prima para confeccionar os produtos”. Além disso, Helenice lembra o papel conscientizador da atividade: “As pessoas não devem ver o lixo como uma coisa descartável e desprezível, mas sim reutilizado.” completa.

A doação do Uniceub faz parte do programa de responsabilidade social desenvolvido pela instituição que já reúne diversas atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, incluindo comunicação para sustentabilidade, em que as peças publicitárias são desenvolvidas observando os critérios de conservação do planeta. Para Joana Bicalho, responsável pelo projeto Comunicação e Voluntariado, as empresas devem assumir o papel de promotoras do desenvolvimento sustentável.

“Devem levar em conta a gestão que tem por base os aspectos econômicos, sociais e ambientalistas.” Ela conclui que as empresas podem contribuir com o bem-estar social.

Fonte: Jornal da Comunidade http://www.jornaldacomunidade.com.br/index.php?idpaginas=15&idmaterias=322258

Nenhum comentário:

Postar um comentário