quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cooperativas no DF sob a regência de Ronaldo Fraga

Cooperativas populares ganham força no Distrito Federal sob a regência de Ronaldo Fraga e desfilam suas coleções na temporada de moda candanga. Mais um ponto para as iniciativas do mercado de moda no planalto central: três cooperativas populares (com origem nos trabalhos de inclusão e afirmação social, realizado com mulheres das periferias carentes do DF) desfilaram as suas coleções na terceira edição do Brasília Fashion Festival. "A geração de empregos e renda com a valorização do artesanato e da cultura popular é um dos caminhos possíveis para a sedimentação da moda brasileira em busca de uma identidade própria", explica Ronaldo Fraga, estilista que foi convidado para assinar as três coleções desfiladas pelas cooperativas populares na semana passada. "Neste trabalho de coordenação com as cooperativas, elas são as estilistas, as confeccionistas e as gestoras de suas próprias marcas. Eu apenas ajudo a coordenar o projeto individual de cada uma", completa. Atualmente, existem cerca de 6 mil artesãs cadastradas no Distrito Federal através de mais de 50 cooperativas registradas que se formaram a partir de trabalhos de inclusão social desenvolvidos por instituições privadas e órgãos do governo. Conheça melhor as três cooperativas que desfilaram no BFF sob supervisão de Ronaldo Fraga: Companhia do Lacre A Associação Artesal Moda e Tradição nasceu em 1997, reunindo mulheres desempregadas que buscavam caminhos para ajudar no orçamento familiar. Na reciclagem de lacres, encontraram a possibilidade de trabalhar criativamente com as sobras do setor industrial. Com sede no Riacho Fundo, a Cia do Lacre (comandada por Chica Rosa) é formada por 60 artesãs que exportam trabalhos para os EUA e Alemanha. Paranoarte Orientadas pela estilista Sidma Kurtz, as artesãs trabalham com materiais recicláveis e resíduos têxteis enriquecidos com bordados, tricôs e crochês. Criada há três anos pela voluntária Aída Souza Rodrigues, a Paranoarte reúne hoje 200 mulheres que vivem em Santa Maria, Lago Azul, Samambaia, Varjão, Itapuã, Paranoá e Gama. Etnia das Artes Fundada há cinco anos, a cooperativa engloba 120 mulheres de baixa renda de Brazlândia, Samambaia, São Sebastião, Santa Maria, Ceilândia e Candangolândia que trabalham com bordados, fuxicos, macramê e fibras vegetais produzindo peças de vestuário. São Paulo, 10 de setembro de 2007 http://www.spfw.com.br/noticia_det.php?c=94

2 comentários:

  1. Olá! Minha filha desfilou p/ vocês! Olhem as fotos! Todos ficam de boca aberta quando falo que o trabalho é todo artesanal! Parabéns MARAVILHOSAS! B*jos
    *Minha pag.no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home?rl=t

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria de Políticas Culturais, informa que já estão abertas as inscrições para o Seminário de Moda que acontecerá em setembro na Bahia. No intuito de abranger o maior número de participantes, solicitamos a V.Sa a colaboração de divulgar para Universidades, Instituições, entre outros que julgarem importante. Agrademos a colaboração e coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimento.
    Atenciosamente,
    Jucilene Bezerra
    Secretaria de Políticas Culturais
    Ministério da Cultura, Bloco B, 2º andar.
    CEP: 70068-900 -Brasília - DF.
     (61)2024-2236
     jucilene.soares@cultura.gov.br


    O Seminário Nacional de Moda acontecerá em Salvador, de 16 a 18 de setembro, com o objetivo de discutir as políticas setoriais do Ministério da Cultura para o setor, elegendo representantes deste para o Colegiado de Moda, conforme dispõe o regimento interno do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).
    O Seminário Nacional de Moda irá contar com 150 delegados. Desses, 50 serão representantes regionais (10 de cada região do país) e o restante dos 100 delegados será dividido de acordo com o setor em que atuam na cadeia produtiva da moda: criadores e autores; universidades e associações; empresas jurídicas do setor e membros do atual grupo de trabalho de moda, ligado ao CNPC.
    As inscrições vão até o dia 15 de agosto e a divulgação dos selecionados será feita até o dia 30 do mesmo mês. Interessados em se candidatar a delegados devem registrar seus dados no seguinte endereço: sistemas.cultura.gov.br.
    O evento é organizado pelas Secretarias Executiva e de Políticas Culturais, e pelo Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

    http://www.cultura.gov.br/site/2010/07/15/seminario-nacional-de-moda/

    ResponderExcluir