domingo, 12 de outubro de 2008
SeMA Paranoá firma parceria com Paranoarte
Setor de Medidas Alternativas do Paranoá comunicou, com grande satisfação, a parceria firmada com a Paranoarte - rede solidária de artesanato e cultura popular. Ao longo dos seus quatro anos de existência, a Paranoarte vem desenvolvendo um trabalho de inclusão social e geração de renda em diversas comunidades de baixo poder aquisitivo no Distrito Federal, por meio de programas de capacitação e organização de grupos de produção artesanal.
A Paranoarte nasceu quando a Assistente Social Aída Rodrigues detectou, durante os trabalhos terapêuticos, as reclamações recorrentes dos participantes sobre dificuldades financeiras. Daí surgiu a idéia de criar a oficina de ensinar e aprender, que, além de promover o desenvolvimento social, fornece aos participantes a oportunidade de desenvolverem algum trabalho produtivo como uma saída para a falta de emprego e a conseqüente falta de renda. A instituição tem como proposta aliar design ao artesanato tradicional, oferecendo Terapia Comunitária como suporte para a melhoria da auto-estima e valorização da cultura.
A Paranoarte identifica na comunidade, especialmente entre os participantes das Terapias Comunitárias, habilidades artesanais próprias e promove o intercâmbio desses conhecimentos entre as comunitárias participantes, valorizando especialmente a cultura, a sensibilidade artística e a criatividade. A Paranoarte contribui ainda para a criação de redes de solidariedade, o que possibilita o desenvolvimento de um trabalho produtivo e rentável.
O Brasília Fashion Festival (BFF) convidou a Paranoarte para participar, pela terceira vez, do grande evento de moda em Brasília. O evento aconteceu nos dias 4 a 6 de setembro. O BFF incentiva a criação e promove o entretenimento, os negócios e a inclusão social. A participação da Paranoarte no BFF é um convite dos organizadores e criadores do evento que acreditam e valorizam a dimensão agregadora da moda na sociedade atual em seus aspectos de inclusão e integração social.
Para esse evento, a Paranoarte contou com uma excelente equipe formada pela estilista Sidma Kurtz e pelos designers da Faculdade de Moda AD1 Anderson Ribeiro e Tatiana Prata. Esses profissionais, além das técnicas artesanais, agregaram uma idéia inovadora de inclusão de banners como detalhes nos trabalhos apresentados pela Paranoarte, o que valoriza as técnicas artesanais e com tribui para o reaproveitamento deste produto que leva anos para ser decomposto.
A Paranoarte também recebeu do BFF a consultoria do renomado estilista Ronaldo Fraga, que orientou o trabalho de criação da coleção primavera/verão 2008, cuja inspiração é o entardecer no cerrado. O resultado foi um sucesso. Confira as fotos do desfile exibidas no site www.paranoarte.org.
Fonte: Matéria enviada por José Luciano Studart (chefe do SeMA Paranoá); entrevista com Helenice Bastos (Diretora de Projetos) e site: www.paranoarte.org
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
Boletim da Central de Medidas Alternativas - Nº 12 - julho/agosto de 2007
http://www.mpdft.gov.br/joomla/pdf/unidades/cema/publicacoes/boletim_200712.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário