quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Delegação Africana visita Projetos de Saúde em Fortaleza
Saúde em 08/10/2008
Uma delegação africana, composta por quatro integrantes da República do Congo e da Burquina, estarão em Fortaleza a partir de quarta-feira (8) para conhecer o sistema municipal de saúde de Fortaleza. Os visitantes têm dois interesses prioritários: o trabalho dos agentes comunitários de saúde e a terapia comunitária.
Um dos objetivos da delegação é saber como o sistema municipal de saúde de Fortaleza vem construindo o processo de integração entre o saber popular e o saber científico. A experiência de Fortaleza vem sendo referência nacional e internacional, tanto que o Ministério da Saúde adotou o modelo municipal de terapia comunitária como política nacional de saúde.
Na programação do dia 8 haverá um painel, às 14h30min, sobre a Rede Municipal de Saúde de Fortaleza, ministrado pelo coordenador de Políticas de Saúde da SMS, Alexandre Mont´Alverne, no auditório do 12º andar da secretaria (Rua do Rosário, 283). Um segundo painel, ministrado pela assessora técnica da SMS, Ana Vicente, abordará a Estratégia de Saúde da Família, às 15h45min.
Acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, a delegação visitará no dia 9, às 8 horas, a Oca de Saúde Comunitária, o Centro de Saúde da Família e a Horta Medicinal do Complexo Quatro Varas. Em seguida eles acompanham o trabalho dos agentes comunitários de saúde no bairro e, às 14 horas, participam de uma sessão de terapia comunitária.
No dia 9, os profissionais de saúde africanos estarão reunidos, às 9 horas, com técnicos da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para discutir a possibilidade de cooperação entre a universidade e instituições de ensino da África. Às 14 horas haverá uma visita à Farmácia Viva da UFC.
Mais informações com a assessora de comunicação da SMS, LENA XIMENES, através dos telefones 3452.6609 e 8899.0160.
Fonte: http://www.antonioviana.com.br/novo.php?sec=materia&id=24936
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário