Mais espaço para o artesão
Brasília possui cerca de 8 mil artesãos cadastrados, segundo dados da Diretoria de Empreendedorismo e Geração de Renda da Secretaria de Trabalho. Para atender a esses artesãos, diversos espaços espalhados pelo DF foram montados, com o intuito de exposição e comercialização dos produtos pelos artistas. “E vem novidade por aí”, destacou o secretário de Trabalho, Wagner Rodrigues.
Segundo o diretor de Empreendedorismo e Geração de Renda, Anselmo Barbosa, existem dois espaços permanentes de exposição, a Feira da Torre de TV e a Feira na Torre de TV Digital. “E existem ainda vários outros pontos públicos de comercialização, como por exemplo, os oferecidos pela Rota do Artesanato na Praça do Índio, Setores Bancários Sul e Norte, Parque da Cidade, e em breve na Galeria dos Estados e em estações do metrô”, explicou Anselmo.
“Esses pontos são exclusivos dos artesãos, já que são chamadas ‘Feiras de Artesanato’, e com a ajuda da Administração de Brasília e da Coordenadoria das Cidades, há uma fiscalização para verificar o uso dos boxes”, completou o diretor.
O secretário de Trabalho, Wagner Rodrigues, explica que há uma preocupação por parte da Secretaria de Trabalho em monitorar e fiscalizar os produtos comercializados nas feiras. “Produtos industrializados não são artesanato, e portanto, não podem ser vendidos nesses pontos exclusivos dos artesãos”, disse. “Essa mistura de produtos prejudica o artista que precisa competir com um produto não-manual, inclusive no quesito preço, já que muitas vezes o artesanato precisa ser vendido por um valor abaixo do que realmente vale”, argumentou o secretário.
“A concorrência, muitas vezes, é injusta. Por isso, nossos esforços em beneficiar o artesão”, enfatizou o secretário Wagner Rodrigues, explicando que a Secretaria de Trabalho se esforça para que novos espaços sejam oferecidos aos artesãos. “A Feira do Buriti está sendo revitalizada, além das estações do metrô, que em breve, vão receber as Feiras de Artesanato”, completou ele.
Feira Internacional de Artesanato
A 8ª edição da FINNAR – Feira Internacional de Artesanato – começou na sexta-feira (18) e segue até o próximo domingo, 27. A Secretaria de Trabalho, junto a outros órgãos do GDF, está levando os artesãos do Distrito Federal para venda e exposição de artesanato no evento. A Feira acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Carteira do Artesão
Para participar de feiras e eventos de artesanato no DF e em outros estados, é necessário ter a Carteira do Artesão, que pode ser adquirida gratuitamente na Casa do Artesão, no Conic. Para mais informações sobre como obter a carteira, ligue para 3255-3861.
FONTE: http://www.trabalho.df.gov.br/noticias/item/2427-mais-espaco-para-o-artesao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário