fonte: http://www.top100.sebrae.com.br/OQueE/
A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos artesãos brasileiros.
Nesta edição, número de inscritos ultrapassou 1,8 mil, o que demonstra a aceitação por unidades produtivas de todo o Brasil
A solenidade de entrega será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
Na avaliação do gerente de Atendimento Coletivo – Comércio do Sebrae, Juarez de Paula, o Top 100 de Artesanato demonstra visível evolução. O número de inscritos saltou para 1,8 mil, número bem superior às edições anteriores: em 2006 foram 526 inscrições, e em 2009, 1025. Outro destaque, na opinião do gerente, é o aumento da qualidade dos trabalhos, com nítida preocupação em torno de aspectos como o design.
Para participar da terceira edição exigiu-se o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o registro como Empreendedor Individual (EI) ou ligação com cooperativa ou empresa. Segundo Juarez de Paula, isso não prejudicou a grande adesão ao prêmio. “A formalização deixou de ser problema para o segmento. Antes, era um gargalo, porém o EI oferece facilidades para que o artesão se regularize”, observa.
O Sebrae prepara uma pesquisa que deve ser concluída até o final do ano, para avaliar a dimensão do artesanato na economia brasileira e sanar a carência de dados atuais sobre a atividade no país. O levantamento se dará nas cidades maiores, que reúnem mais de 80% desse mercado.
Visibilidade
A instituição de apoio às micro e pequenas empresas quer avançar na comercialização das peças artesanais. A ideia é dar visibilidade às unidades premiadas no TOP 100 em exposições nos grandes eventos esportivos programados para os próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo FIFA 2014.
Nos dias 5 e 6 de setembro, haverá na Marina da Glória o primeiro de uma série de cinco encontros de negócios com os artesãos. Participam desta edição 80 compradores. Em seguida, de 7 a 9 de setembro, as unidades vencedoras do TOP 100 participarão de uma mostra aberta ao público, no mesmo local.
Em novembro, os trabalhos das unidades produtivas serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. O Sebrae quer inserir os grupos não apenas nas programações desse tipo, como também em eventos de áreas como hotelaria e decoração.
Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos. “O fato de terem passado por um júri de renome transfere atributos de competitividade aos profissionais premiados, tudo isso com chancela e apoio do Sebrae”, considera Juarez de Paula.
Foram várias as etapas de avaliação dos concorrentes. Da fase final participaram 180 unidades produtivas de artesanato. A seleção dos cem premiados foi concluída no dia 17 de maio, durante reunião de um júri formado por sete especialistas, no Rio de Janeiro. Fizeram parte do corpo de jurados representantes da área de design, de comércio justo, imprensa, do setor de artesanato e do Ministério da Cultura. O júri levou em conta 11 critérios, dentre os quais inovação, beleza, responsabilidade social, viabilidade comercial e caráter ambiental.
Confira no link abaixo as unidades produtivas vencedoras do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato 2012
Nós da PARANOARTE, queremos dar os parabéns a todos vencedores e principalmente aos três de Brasília:
- FLOR DO CERRADO DESIGN E ARTESANATO LTDA - http://www.facebook.com/#!/flor.docerrado.3
- BORDADEIRAS DE TAGUATINGA - http://www.bordadeirasdetaguatinga.com.br/
- ARTESANATO CANDANGO -
Nenhum comentário:
Postar um comentário