sábado, 23 de junho de 2012

Sebrae divulga vencedores do Prêmio TOP 100 de Artesanato

fonte: http://www.top100.sebrae.com.br/OQueE/

A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos artesãos brasileiros.

Nesta edição, número de inscritos ultrapassou 1,8 mil, o que demonstra a aceitação por unidades produtivas de todo o Brasil

A solenidade de entrega será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

Na avaliação do gerente de Atendimento Coletivo – Comércio do Sebrae, Juarez de Paula, o Top 100 de Artesanato demonstra visível evolução. O número de inscritos saltou para 1,8 mil, número bem superior às edições anteriores: em 2006 foram 526 inscrições, e em 2009, 1025. Outro destaque, na opinião do gerente, é o aumento da qualidade dos trabalhos, com nítida preocupação em torno de aspectos como o design.

Para participar da terceira edição exigiu-se o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o registro como Empreendedor Individual (EI) ou ligação com cooperativa ou empresa. Segundo Juarez de Paula, isso não prejudicou a grande adesão ao prêmio. “A formalização deixou de ser problema para o segmento. Antes, era um gargalo, porém o EI oferece facilidades para que o artesão se regularize”, observa.

O Sebrae prepara uma pesquisa que deve ser concluída até o final do ano, para avaliar a dimensão do artesanato na economia brasileira e sanar a carência de dados atuais sobre a atividade no país. O levantamento se dará nas cidades maiores, que reúnem mais de 80% desse mercado.

Visibilidade
A instituição de apoio às micro e pequenas empresas quer avançar na comercialização das peças artesanais. A ideia é dar visibilidade às unidades premiadas no TOP 100 em exposições nos grandes eventos esportivos programados para os próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo FIFA 2014.

Nos dias 5 e 6 de setembro, haverá na Marina da Glória o primeiro de uma série de cinco encontros de negócios com os artesãos. Participam desta edição 80 compradores. Em seguida, de 7 a 9 de setembro, as unidades vencedoras do TOP 100 participarão de uma mostra aberta ao público, no mesmo local.

Em novembro, os trabalhos das unidades produtivas serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. O Sebrae quer inserir os grupos não apenas nas programações desse tipo, como também em eventos de áreas como hotelaria e decoração.

Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos. “O fato de terem passado por um júri de renome transfere atributos de competitividade aos profissionais premiados, tudo isso com chancela e apoio do Sebrae”, considera Juarez de Paula.

Foram várias as etapas de avaliação dos concorrentes. Da fase final participaram 180 unidades produtivas de artesanato. A seleção dos cem premiados foi concluída no dia 17 de maio, durante reunião de um júri formado por sete especialistas, no Rio de Janeiro. Fizeram parte do corpo de jurados representantes da área de design, de comércio justo, imprensa, do setor de artesanato e do Ministério da Cultura. O júri levou em conta 11 critérios, dentre os quais inovação, beleza, responsabilidade social, viabilidade comercial e caráter ambiental.

Confira no link abaixo as unidades produtivas vencedoras do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato 2012


Nós da PARANOARTE, queremos dar os parabéns a todos vencedores e principalmente aos três de Brasília:

FLOR DO CERRADO DESIGN E ARTESANATO LTDA - http://www.facebook.com/#!/flor.docerrado.3

BORDADEIRAS DE TAGUATINGA - http://www.bordadeirasdetaguatinga.com.br/

ARTESANATO CANDANGO - 


segunda-feira, 18 de junho de 2012

BEM ME QUERO - COOPERATIVA



Sobre:

Inauguramos um Espaço fixo para Comercialização do Artesanato das Associações que compõem a Bem Me Quero, dia 24 de Abril de 2012.

Missão:
A Cooperativa Bem Me Quero visa, através de seus produtos e serviços, gerar renda para os Empreendimentos e Valorizar uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser Humano.

Descrição:
A Bem Me Quero é uma Cooperativa de Produção que foi criada por membros de 10 Associações de Artesanato e Cultura do DF, totalizando aproximadamente, 250 pessoas de baixa renda, que vivem em diversas regiões do Distrito Federal e Entorno: São Sebastião, Recanto das Emas, Sobradinho, Planaltina, Valparaiso, Águas Lindas, Luziânia. Fundada em 20 de Outubro de 2007.

Agora já somos 16 Associações que compõem a Bem Me Quero, estamos crescendo. Em número de pessoas envolvidas na produção, na comercialização, nas realizações. Com previsão de aumentar mais, pois já temos novas associações interessadas em fazer parte deste grupo e nós estamos de braços e coração abertos.

ProdutosPeças bordadas ( vestuário em geral)
Produtos de cozinha, cama, mesa e banho:
Produtos Orgânicos(sob encomenda):
Produtos Reciclados:
Eventos Culturais:
Lembranças:


Informações de contato

Telefone(61) 9212 3926/8100-5930

E-maildoralice61@hotmail.com.

                                                           

     FACEBOOK
     IMAGEM:  

VISITEM O PORTAL OFICIAL D FEIRA DA TORRE:
http://www.feiradatorredf.com.br/


Artesanato Sustentável na Rio+20



14/06/2012 10:55

Talentos do Brasil apresenta artesanato sustentável na Rio+20

CNO Rio+20

Praça da Biodiversidade, no Pier Mauá, terá mostra e venda de produtos da Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, entre 16 e 22 de junho.


A taboa é uma planta dos pântanos. Cresce em terrenos alagadiços de água doce ou salobra em vários pontos do planeta. Antes considerada apenas um capim sem valor econômico, hoje é a principal fonte de renda de artesãs de São Francisco de Itabapuana, região norte fluminense.


“Produzimos e comercializamos produtos como cestas, bolsas, chinelos e objetos de decoração, trançando a fibra de taboa e há alguns anos conseguimos viver desse artesanato”, conta Shirley Jardim, presidente da Cooperativa Tabua de São Francisco, formada principalmente por mulheres de pescadores e agricultores.


A cooperativa faz parte do programa Talentos do Brasil, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Sebrae. Desde 2005, o programa promove a troca de conhecimentos e estimula a geração de emprego e renda de grupos de artesãos rurais.


“No Talento Brasil, fizemos curso de estilo, moda, corte e costura e tingimento. Eles nos apoiam desde 2008 na melhoraria da qualidade dos produtos e a expor em feiras nacionais e internacionais”, diz Shirley.


Cerca de 2 mil artesãs de 16 estados brasileiros fazem parte do Programa. Elas organizam-se em cooperativas, formando a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperúnica), que comercializa um portfólio com mais de 2.000 produtos.


Para a consultora e vice-presidente da World Fair Trade Organization, Ana Asti, esse tipo de projeto gera oportunidades para empreendimentos serem vistos e comercializados de uma forma que nunca poderiam fazer sozinhos.


“Ganham em qualidade e design sem perder a identidade cultural, seu diferencial. Isso chama cada vez mais a atenção do consumidor, o que beneficia toda a cadeia produtiva, incentivando a demanda por produtos comprometidos com os valores socioambientais e educando o consumidor nas suas escolhas ao comprar”, diz Ana.


Na Rio+20


Quem quiser adquirir produtos do Talentos do Brasil pode ir à Praça da Sociobiodiversidade, localizada na Cúpula dos Povos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), entre os dias 16 e 22 de junho. Será uma oportunidade para experimentar e comprar produtos oriundos das florestas brasileiras, orgânicos da agricultura familiar e conversar com os artesãos de 23 grupos. Entre eles estão os integrantes da Cooperativa Tabua de São Francisco.


"A exposição vai ser muito importante para que o público presente na Rio+20 tenha contato direto com o Rural Brasileiro", afirma o secretário da Agricultura Familiar, Laudemir Müller.


Ele aponta que o evento terá uma rica mostra de produtos dos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. A iniciativa ilustra a capacidade de gerar renda, "usando com sustentabilidade a biodiversidade que o Brasil tem e o conhecimento tradicional do nosso País".

Conheça os empreendimentos do programa Talentos do Brasil que serão expostos no estande do MDA na Rio+20.


SERVIÇO
Praça da Sociobiodiversidade
De 16 a 22/06
Pier Mauá - Avenida Rodrigues Alves, 10 - Praça Mauá
Funcionamento das 11h às 2h


fonte:
http://www.rio20.gov.br/sala_de_imprensa/noticias-nacionais1/talentos-do-brasil-apresenta-artesanato-sustentavel-na-rio-20