terça-feira, 17 de março de 2009
A reinvenção do lixo
Grande Brasília
Campanha de coleta seletiva e reciclagem no Condomínio Del Lago começa hoje.
A comunidade do Itapoã recebe hoje a campanha de divulgação da cartilha O Lixo é um Luxo, organizada pela Federação das Mulheres de Brasília e Entorno (Femube) e lançada no último dia 08, no Varjão. A cartilha pretende conscientizar a população sobre a importância da separação de lixo orgânico e inorgânico e despertar o interesse da comunidade pela reciclagem.
As 40 agentes de saúde voluntárias do projeto Mulheres Gerando Saúde, coordenado pela Femube, estarão na quadra 01 do Condomínio Del Lago, no Itapoã, a partir das 9 horas, distribuindo cestos de lixo e a cartilha o Lixo é um Luxo.
A idéia é doar um cesto para cada residência, que poderá ser utilizado na separação do lixo. As agentes receberam treinamento da Caesb, parceira do projeto desde sua criação, há cinco anos."O objetivo é conscientizar aquela comunidade da importância de separar o lixo seco do molhado em cestos de lixos separados.
Outro fator determinante da separação do lixo é a reciclagem, que poderá se tornar uma fonte de emprego e renda para os moradores do Itapoã", explicou a presidente do Femube, Marisa Ramalho.Para demonstrar o que pode ser confeccionado com materiais recicláveis, os artesãos do projeto Paranoarte realizarão uma exposição no local.
A fim de despertar o interesse das crianças do condomínio, será realizada a encenação da peça Papo de lixo, apresentada pelo grupo de teatro Roupa de Ensaio. A Administração Regional do Itapoã também participará do evento, com a realização da Rua de Lazer. O local contará com atrações para o público infantil, como cama elástica, lanches, sorteio de brinquedos e outras atrações. A Femube existe há 15 anos e implementa ações que visam a melhoria da qualidade de vida das mulheres do DF e Entorno.
O Projeto Mulheres Gerando Saúde trabalha com agentes de saúde da própria comunidade que são treinadas nas instalações da Caesb para atuarem em suas comunidade, como na prevenção de doenças infectocontagiosas e outras patologias ligadas ao manuseio e utilização incorreta da água.
O projeto já atuou em cidades como Gama, Varjão, São Sebastião, Santa Maria, Ceilândia, Sobradinho II e agora atende pela primeira vez a cidade do Itapoã. A cada ano, são associadas novas agentes de saúde, de forma a oferecer oportunidades a uma parcela da população carente.
Fonte : Tribuna do Brasil - http://www.tribunadobrasil.com.br/?ned=2490&ntc=77873&sc=1
Data : 22 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário