terça-feira, 24 de setembro de 2013

APROVADO PROJETO QUE REGULAMENTA PROFISSÃO DE ARTESÃO

Aprovado projeto que regulamenta profissão de artesão 

Categoria: Inclusão e Profissionalização 

Publicado em Quinta, 19 Setembro 2013

terça-feira, 10 de setembro de 2013

CARTEIRA DO ARTESÃO - ROTA DO ARTESANATO - Secretaria de Estados de Trabalho – SETRAB DF

O ARTESANATO DO DISTRITO FEDERAL

O artesanato do Distrito Federal originou-se da fusão de diversas manifestações populares provenientes dos Estados brasileiros. As pessoas, que vieram de diferentes regiões, trouxeram consigo técnicas artesanais que se misturam e somaram-se às diversas matérias-primas oferecidas pelo cerrado. Com isso, surgiu um artesanato diversificado, com forte perfil urbano. 

Ele é caracterizado pela transformação de matérias-primas como: palhas de buriti, babaçu, taboca, cipó, flores do cerrado, madeira, fios e tecidos.

GERÊNCIA DE PROMOÇÃO DE TRABALHOS ARTESANAIS

A Secretaria de Estados de Trabalho – SETRAB como órgão competente para propor, articular, planejar, programar e acompanhar políticas públicas voltadas para a promoção de oportunidades de trabalho, ocupação e renda para a população do Distrito Federal, tem dentre as atribuições o papel de promover o trabalho artesanal.

Reconhecendo a importância do setor na inclusão social na geração de trabalho e renda, vem estimulando o fortalecimento dessa expressão cultural por meio da Diretoria de Inserção Produtiva, onde está alocada a Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais – GPTA.

A Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais tem como objetivo estimular a produção artesanal do Distrito Federal, visando criar e ampliar a renda, integrando iniciativas de valorização da cultura regional.

AÇÕES
* Cadastramento dos artesãos do DF, e a emissão da Carteira do Artesão;
* Incentivo à comercialização dos produtos artesanais em feiras e exposições locais, nacionais e internacionais;
* Qualificação de artesãos em cursos e oficinas de aperfeiçoamento profissional, seminários e workshop;
* Encaminhamento para o acesso à linha de crédito assistido;
* Estímulo à organização de associações e cooperativas.

INCRIÇÕES ABERTAS PARA O 6ª Salão Internacional do Artesanato


A Secretaria de Trabalho do Distrito Federal vai selecionar artesãos para participar do  6ª Salão Internacional do Artesanato. O evento está previsto para acontecer no período de 06 a 10 de novembro de 2013, no Expobrasília - Parque da Cidade - Brasília/DF.

INSCRIÇÕES
Os interessados podem se inscrever até 17 de setembro de 2013 na Casa do Artesão (SDS Conic - Edifício Darcy Ribeiro), das 9h às 11h ou das 14h às 17h.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
É necessário levar cópia da Carteira do Artesão (dentro do prazo de validade), uma foto do produto que será comercializado (pode ser cópia, a fotografia colorida original não será devolvida), bem como ser efetuado o preenchimento do Formulário de Inscrição para o evento.

RESULTADO DA SELEÇÃO
O resultado da seleção será divulgado no site da Secretaria de Trabalho. Mais informações na Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais da SETRAB pelos telefones (61) 3322-8417 ou 3225-8633.

FONTE: http://www.trabalho.df.gov.br/noticias/item/2344-inscricoes-abertas-6-salao-internacional-do-artesanato.html