quinta-feira, 31 de março de 2011

Coleção Brasil e Itália entre Laços e Abraços

PRÉVIA - PARANOARTE

ONG faz ligação entre Brasília 
e Itália para coleção na CFW

Publicado em 31.03.2011
Texto: Gabriella Kolling 
Fotos: Gabriella Kolling
http://finissimo.com.br/cfw/inverno2011/2011/03/31/ong-paranoarte-faz-ligacao-entre-brasilia-e-italia-para-colecao-de-inverno/

O Coliseu de Roma serviu como fonte de inspiração para coleção da Paranoarte na CFW
Em sua primeira vez na Capital Fashion Week, a ONG Paranoarte vai apresentar uma coleção que homenageia o ‘Ano da Itália no Brasil’, intitulada Brasil e Itália entre Laços e Abraços.
A coleção feita com exclusividade para a semana de moda brasiliense conta com criação de Ana Cláudia Braga e styling de Ana Luiza Olivete, com inspiração que mistura o Coliseu de Roma e a arquitetura da capital federal.
Aída Rodrigues, fundadora da Paranoarte, com as responsáveis pela coleção
“Fizemos uma pesquisa que abrangeu a moda e artes da Itália e escolhemos nos inspirar no maior ponto turístico de Roma, o Coliseu. Percebemos a semelhança com Brasília, que é uma cidade que respira arquitetura, e nessa coleção vamos fazer uma ligação forte entre a nossa cidade e a Itália”, declarou Ana Cláudia, estudante de moda da UniEuro e responsável pela criação das peças.
Croqui inicial apresentado por Ana Cláudia Braga
Tecidos fluidos se mesclam com mais rígidos e formam looks arquitetônicos, com estampas referenciadas na obra de Athos Bulcão em Brasília. Na cartela de cores, tons terrosos se misturam com o ouro e vermelho, inspirados nas grandes lutas da antiguidade no Coliseu. Serão 20 looks femininos para a noite desfilados na CFW Pocket Edition.
O ponto forte da coleção, os bordados e crochês artesanais, vão ficar por conta das artesãs da ONG, que são capacitadas profissionalmente e trabalham em grupos da Paranoarte.
“O trabalho da artesãs é o destaque da nossa coleção”, afirmou Aída
Aída Rodrigues, fundadora da ONG explica: “Essa coleção é um trabalho conjunto das nossas artesãs. Recebemos o convite com muito entusiasmo e estamos trabalhando duro para apresentar um produto de qualidade para o público”.
Ana Cláudia, estudante de Design de Moda da UniEuro, assina a coleção
Outra novidade da ONG para a CFW é o lançamento de um catálogo de produtos artesanais, feito por 20 grupos de artesãos. O trabalho é feito sob encomenda, assim como a coleção, que vai estar disponível para venda logo após o desfile que acontece dia 15 de abril (sexta-feira), às 17h30 no Teatro Nacional Cláudio Santoro.
: : Paranoarte

quarta-feira, 30 de março de 2011

POCKET EDITION

Márcia Lima recebe parceiros para
apresentar edição de inverno

Publicado em 30.03.2011
Texto: Bruno Santos, do Finíssimo http://finissimo.com.br/cfw/inverno2011/2011/03/30/cafe-da-manha-cfw/
Fotos: @Bru_tos

Márcia Lima recebe os talentos da CFW: Romildo Nascimento, Ivan Hugo, Anna Paula Osório,
Sandra Lima e Sann Marcuccy.
Com doze desfiles no line-up, a edição pocket da Capital Fashion Week foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira (30), ao reunir imprensa e parceiros para um café da manhã na residência da diretora geral do evento Márcia Lima. Esta é a 10ª edição do evento, que acontece de 14 a 16 de abril no Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Antes da programação oficial de desfiles, a Capital Fashion Week terá uma abertura no dia 13 de abril, para convidados, na Embaixada da Itália, com desfile da marca de acessórios brasiliense Confraria. Além disso, também será apresentada ao público brasileiro na ocasião, a linha jovem da grife italiana Missoni, a M Missoni. Curiosidade: a it girl Margherita Missoni é a inspiração da marca.
“Para chegar até aqui foi uma luta extremamente difícil de todos nós que exige
dedicação, principalmente dos estilistas”, conta Márcia Lima
Para a Embaixatriz Antonella La Francesca, apoiadora do evento há três edições, “trazer marcas italianas para Capital Fashion Week é uma maneira de deixar as portas abertas para estilistas brasileiros na Itália”. Para a próxima edição da CFW, Antonella promete um desfile de grande porte por conta do Ano da Itália no Brasil (outubro). “Estamos em contato com Armani, Valentino, Pucci… Queremos um desfile igual aos vistos em Roma”, revela a embaixatriz.
Mesa do café da manhã produzido pelo Buffet Renata La Porta
Os designers de Brasília confirmados no line up são: Anna Paula Osório, Romildo Nascimento, Ivan Hugo, Sandra Lima, Sann Marcuccy e a volta de Akihito Hira, que ficou de fora da edição Alto Verão 2011. Entre as novidades desta edição, os desfiles com trabalho artesanal da Concretamente Brasília e da ONG Paranoarte, que promete homenagear a Itália com seu design, também motivado pelo Ano da Itália no Brasil.
Esta edição com o apoio da ABEST e Apex Brasil, ABIT, Sindiveste-DF, Sebrae-DF, Faculdade IESB, CVC, Embaixada da Itália e Correios.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Senai-DF capacita 60 costureiras e artesãs

Mulheres humildes, de trejeitos simples, vivenciaram momentos de extrema emoção na tarde de 9 de novembro, no Senai Taguatinga. Entre elas, Dona Doralice Rodrigues, que escolheu a dedos o modelo que vestiu durante a ocasião. Afinal, o momento exigia. É que, pela primeira vez, em seus 43 anos de vida, D. Doralice entrou em uma escola não para buscar seus filhos, mas para obter um diploma de curso de qualificação profissional do Senai-DF. Para tanto, a trajetória começou há quatro meses, quando a simples costureira – ainda sem nenhum tipo de capacitação, se não a da própria vida – foi selecionada para participar do curso de Corte e Costura Industrial, oferecido pela entidade, em convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Movimento Integrado de Saúde Comunitária do DF.
De lá pra cá, a costureira, que trabalha há oito anos no ofício, vivenciou o ambiente estudantil, fez amizades e agora é só alegria. “Com um diploma do Senai em mãos, agora posso alçar voos maiores”, antecipa-se. Assim como Doralice, outras 59 mulheres fizeram parte da capacitação. As aulas foram ministradas por professores do Senai-DF, na unidade em Taguatinga, e no Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (ICEP), que cedeu o local no SIA e as máquinas de costura. O evento contou um desfile de roupas e artesanatos produzidos pelas alunas. Com o término das quatro turmas, a unidade se prepara para a oferta de mais uma turma neste ano, ainda como parte integrante do convênio.
A iniciativa é da ONG Paranoarte que, desde 2006, oferece uma série de trabalhos de capacitação para artesãs, costureiras e população no geral. Segundo o presidente da ONG, Valdir Souto, a ideia de capacitar artesãs em cursos de corte e costura começou há dois anos. “Só o artesanato não é suficiente para vender. Era preciso mais. Por isso, verificamos que muito de nossas peças necessitavam diretamente da costura. Procuramos, então, parceria com o melhor curso de costura da cidade, que neste caso é o Senai”, diz. Com a captação de recursos oriundos de fundos e com o apoio do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e do atual secretário de inclusão social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Joe Valle, presentes no evento, o objetivo tornou-se realidade. Na ocasião, Rollemberg elogiou o trabalho da Paranoarte e lembrou da importância da capacitação profissional. Terminada essa etapa, as ações da ONG continuarão a privilegiar a capacitação, além de oficinas para grupos específicos e terapia comunitária.
Animada com a conclusão do curso, a dona de casa Catarina Zancanaro enfrentou o trânsito diário do Guará, onde mora, para o Senai Taguatinga, durante os quatro meses de vigência das aulas. Costureira amadora há mais de 30 anos, ela agora se vê diante do conhecimento. “Pra mim, foi mais que um aperfeiçoamento. Coisas que eu demorava horas fazendo, com as novas técnicas que aprendi consigo produzir em menos tempo, o que aumenta a minha produtividade”, diz Catarina. Para ela, a maior conquista, no entanto, é o olhar crítico. “Agora posso olhar uma revista de moda, por exemplo, e interpretar com outros olhos”, contou, feliz da vida.
Elton Pacheco
Jornalista
Sistema Federação das Indústrias do DF
61 3362-3883 / 8431-0335

foto
http://www.flickr.com/photos/paranoarte/3799531628/in/set-72157621974957396/
Semana do Artesanato Candango




Paranoarte blusa 001a

Blusas de crochê produzidas por artesãs da rede solidária de artesanato e cultura popular da Paranoarte - projeto de geração de renda e inclusão social – núcleo Lago Azul/GO.
Técnica artesanal: crochet. 


Paranoarte blusa 002a
Paranoarte blusa 002c
Paranoarte blusa 003a
Paranoarte Crochê 52
Paranoarte blusa 002d
Paranoarte blusa em crochê
Paranoarte vestido em crochê